Roberto Engler faz homenagem a Betinho


09/08/2000 15:54

Compartilhar:


O Fórum São Paulo Século XXI e o deputado Roberto Engler (PSDB) promovem nesta quarta-feira, 9/9, na Assembléia Legislativa evento em homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e a entidades e personalidades que trabalham pela promoção da vida, contra a fome e a miséria.

A homenagem faz parte das comemorações da Semana Nacional de Mobilização pela Vida, que acontece de 6 a 12 de agosto. O dia 9 marca o terceiro ano sem Betinho, o grande precursor das campanhas nacionais de cidadania e combate à fome.

O ato, promovido em parceria com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), contará com a presença do secretário do Emprego Walter Barelli, que é presidente do COEP e do presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris.

Mobilizar para conscientizar. O principal objetivo do evento, segundo o deputado Roberto Engler, é registrar o entendimento de que a luta contra a fome e a miséria tem que ser colocada no centro das atenções do país.

Para Engler, é necessário somar os esforços do governo federal aos da sociedade organizada. "Enquanto o governo promove uma verdadeira revolução nos indicadores sociais e econômicos do país, a sociedade deve se mobilizar para ampliar essas conquistas", explica o deputado. "Essa é a única maneira de diminuirmos as desigualdades sociais e assim erradicar a fome e a miséria da vida dos brasileiros."

A constatação de Engler, de que os indicadores sociais e econômicos estão melhorando, pode ser provada pela última pesquisa do IBGE, Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), que demonstrou que a década de 90 no Brasil ficará marcada pela desconcentração de renda. Também nos levantamentos mundiais, o Brasil alcança melhores posições, como é o caso do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): o país avançou 5 posições no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

9 de agosto - Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida. Durante o evento será apresentado o projeto de lei que institui o dia 9 de agosto como o Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida, de autoria do deputado Roberto Engler. O projeto foi aprovado pela Assembléia Legislativa na última quarta-feira, dia 2 de agosto, e será sancionado pelo governador Mário Covas ainda nesta semana.

Instituída a lei, São Paulo sai na frente: organizações como a CNBB e o Ibase estão coletando adesões para um abaixo-assinado solicitando ao Senado e à Câmara dos Deputados o reconhecimento legal do dia 9 de agosto como Dia Nacional de Mobilização no Combate à Fome e pela Vida. O documento deverá ser entregue hoje aos presidentes do Senado e da Câmara e a todos os parlamentares do Congresso Nacional.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Roberto Engler - 3886-6625/6647)

alesp