Notas de Plenário


29/01/2007 16:45

Compartilhar:


Posse no TCE

A posse de Roque Citadini no cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, bem como a de Eduardo Bittencourt Carvalho, no de vice-presidente, e a de Edgar Camargo Rodrigues, como corregedor, foi motivo de congratulações do deputado Ricardo Castilho (PV). Para o deputado, trata-se de pessoas que vêm prestando um grande serviço ao Estado na sua missão de fiscalizar. A propósito, Castilho lembrou que compete ao Poder Legislativo fiscalizar os poderes do Estado. Castilho desejou uma boa gestão aos conselheiros.

Política ambiental

A ocupação irregular das margens das represas Billings e Guarapiranga foi o assunto que levou José Bittencourt (PTB) a exortar seus colegas a aprovarem projetos de leis de proteção a mananciais. Segundo Bittencourt, o governador José Serra sinaliza para uma ação efetiva para diminuir os danos ao meio ambiente, e também as empresas começam a investir no desenvolvimento de tecnologias limpas. Entretanto, o projeto enviado pelo governador que prevê proteção à qualidade do solo em áreas contaminadas, na visão de Bittencourt, apenas remedia o problema e não estabelece uma política ambiental.

Poder do crime

Conte Lopes (PTB) criticou a omissão das autoridades diante do crescente poder do crime organizado, referindo-se ao episódio da morte, a tiros, do diretor do Centro de Detenção Provisória de Mauá, Wellington Segura. No atentado, uma funcionária também ficou ferida e se encontra em estado grave. Conte afirma que o motivo revelado para a morte foi o fato de que o diretor ser "duro" com os presos. "Parentes dos presos acham bom que ele (o diretor) tenha morrido", disse Lopes, para mostrar como o poder paralelo do crime tem adeptos fora e dentro das prisões. "A gente vive uma situação em que os bandidos determinam a morte de funcionários públicos."

alesp