CPI das Financeiras ouve diretor do HSBC

O banco está sob suspeita de ter entrado no país de forma irregular
10/05/2002 17:51

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A CPI das Financeiras da Assembléia Legislativa, que tem como relator o deputado Salvador Khuriyeh (PSB), ouviu na última quarta-feira, 8/5, em depoimento, o diretor-executivo do HSBC, Frank Lawson.

O HSBC está sob suspeita de ter entrado no país de forma irregular. A ilegalidade se deve à possível vinculação do HSBC ao extinto Hexabanco, responsável pelo desaparecimento de grandes somas de dinheiro de vários clientes em paraísos fiscais. O banco tinha participação acionária no HKB, que veio a se chamar Hexabanco após transferência acionária de uma holding do HSBC, um dos controladores do HKB, para outro controlador, a Prime, de propriedade de Ivan Yung, quando o Banco Central já tinha identificado gestão temerária da Prime e do Hexabanco.

Salvador Khuriyeh explicou que Ivan Yung possuía procurações que permitiam a ele operar contas de clientes do HKB, ligado ao HSBC, no exterior, particularmente nas Ilhas Jersey. Teria agido dessa forma com a atriz Ruth Escobar, aplicando seu dinheiro à revelia da titular da conta e desaparecendo com o montante.

O deputado pediu explicações ao diretor-executivo do HSBC sobre a associação da instituição bancária à outra que realizava empréstimos sem oferecer garantia. "Como o HSBC pôde manter sociedade com um banco que não tinha condições de operar no Brasil?", perguntou o relator Khuriyeh.

Lawson respondeu que o desconforto com essa situação acabou sendo também do HSBC, tanto que a sociedade com o HKB foi desfeita.

As investigações da CPI das Financeiras prosseguem na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp