Audiência de pesquisadores científicos com representantes da Casa Civil


18/08/2005 12:10

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Carlos Neder

O deputado Carlos Neder (PT) acompanhou a audiência realizada pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) com representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 17 de agosto.

Os dirigentes da APqC e de outros sindicatos entregaram solicitação de audiência com o governador Geraldo Alckmin, para tratar de pauta sobre diversas reivindicações dos pesquisadores científicos dos 17 institutos de pesquisa do Estado.

Os pesquisadores científicos, informa o parlamentar, pedem o cumprimento da Lei Complementar nº 859/99, que trata da equiparação de vencimentos dos pesquisadores científicos com os docentes universitários em regime de dedicação integral à docência e pesquisa.

A situação salarial vigente, de acordo com o deputado, gerou uma defasagem superior a 70% nos últimos 6 anos, o que tem causado a evasão de lideranças científicas, em desacordo com as expectativas e compromissos firmados por ocasião da votação da lei.

"Este quadro está ameaçando a sobrevivência do maior e mais importante complexo de instituições públicas de pesquisa nas áreas de agricultura, meio ambiente e saúde", afirma.

No próximo dia 13 de setembro, as Comissões Permanentes de Saúde e Higiene, Agricultura e Pecuária e Cultura, Ciência e Tecnologia deverão organizar Seminário sobre a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, no Auditório Franco Montoro, a pedido dos pesquisadores científicos.

O deputado Carlos Neder está propondo moção ao governador com o intuito de que a audiência solicitada seja efetivamente concedida aos pesquisadores e aos demais trabalhadores dos institutos de pesquisas antes do dia 13, para que o seminário se volte à finalidade a que se propõe, qual seja, discutir a proposta da lei de inovação tecnológica e a política estadual de ciência e tecnologia.

carlosneder@al.sp.gov.br

alesp