Parlamentar debate parceria entre médicos e o Legislativo na TV Assembléia


26/09/2005 13:25

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira



O deputado Fausto Figueira (PT), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, gravou o programa Assembléia Debate, que teve como tema "Parceria Médicos e Legislativo". Participaram da gravação os médicos Desiré Carlos Callegari, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina-SP (Cremesp), e Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp). O programa deverá ir ao ar no próximo dia 5 de outubro, pela TV Assembléia.

Na ocasião, foi debatida a assinatura de um protocolo de intenção entre as entidades médicas e a Assembléia Legislativa, que irá ocorrer no próximo dia 27, na sede do Cremesp. Pelo documento, as entidades médicas poderão analisar, sugerir e criticar as proposições legislativas, em tramitação na Casa, que tratam de temas relacionados à saúde pública ou de interesse da categoria e da sociedade.

A decisão da assinatura do protocolo foi tomada em audiência realizada em 12/9, na Assembléia, com o presidente, deputado Rodrigo Garcia, e o primeiro-secretário; com a participação de Isaac Jorge Filho, presidente do Cremesp ; de Luiz Fernando Pinheiro Franco, presidente da Academia de Medicina de São Paulo; e de Eurípedes Carvalho, e Cid Carvalhaes, ambos do Simesp; e de Luiz Antonio Nunes, pela Associação Paulista de Medicina; membro do Cremesp.

"Existe a meta por parte desta Mesa Diretora da Casa de institucionalizar as relações da Assembléia Legislativa com a sociedade" - disse Figueira. "Considero legítimo que as entidades e categorias venham defender seus pontos de vistas aqui dentro. Nossa intenção é que a sociedade participe, por meio de suas entidades representativas, de todo o processo legislativo. Assim teremos leis mais abrangentes e melhores", concluiu.

Segundo Cid Carvalhaes, "a assinatura desse protocolo representa um verdadeiro avanço nas relações entre as entidades médicas e o Poder Legislativo, permitindo a ampliação do diálogo e da participação da sociedade civil em questões de seu próprio interesse". Para Desiré Callegari, "a decisão das entidades médicas e dos deputados estaduais deve ser comemorada. Outras entidades da sociedade também serão chamadas a se manifestar, a fim de ampliarmos a participação naquilo que tem a ver com o nosso destino, com a vida das cidadãs e dos cidadãos do Estado de São Paulo".

Outros assuntos de interesse da categoria médica foram debatidos, como a política salarial no Estado, psicocirurgia, procedimentos médicos, transporte de pacientes com doenças crônicas, atendimento a presidiários nos hospitais gerais e destinação orçamentária para a saúde.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp