Homenagem ao Dia da Comunidade Árabe


25/03/2010 15:58

Compartilhar:


O deputado Said Mourad (líder do PSC) apresentou requerimento de congratulação pelo Dia Nacional da Comunidade Árabe, comemorado em 25 de março. No requerimento, o parlamentar pede que a manifestação seja comunicada à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na pessoa de seu presidente Salin Taufic Schahin.

Segundo o deputado, a data merece ser comemorada principalmente porque, no Brasil, a comunidade árabe construiu uma convivência plena de harmonia. "Nós, árabes, fomos os imigrantes que menos sofreram problemas de adaptação no Brasil, justamente porque encontramos aqui uma sociedade miscigenada, acolhedora e acostumada com as diferenças", disse.

Said Mourad conta que, no Brasil, existem cerca de 15 milhões de brasileiros com ascendência árabe. Composta em sua maioria por cidadãos de origem libanesa ou síria, a comunidade árabe no país também congrega palestinos, egípcios, marroquinos, jordanianos e iraquianos, entre outros.

As primeiras emigrações árabes ocorreram como meio de fuga da violência da dominação turca, de fé islâmica, que perseguiu os cristãos árabes. Por volta de 1920, com o agravamento dos problemas socioeconômicos no Oriente Médio, a emigração ganhou novo impulso e a colônia árabe atingiu 50 mil árabes no Brasil, a maioria em São Paulo. "Foram os árabes que criaram a rua 25 de Março, o maior centro de comércio do Brasil", lembrou Said Mourad. Ele também recordou que a grande onda de imigrantes muçulmanos chegou ao Brasil a partir de 1975, por causa da Guerra Civil no Líbano.



saidmourad@al.sp.gov.br

alesp