Estudante de Barueri substitui presidente da Assembléia em ato simbólico


23/10/2000 16:12

Compartilhar:


O estudante Janelson Rodrigues de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Augusto Camargo, de Barueri, assumiu simbolicamente a presidência da Assembléia Legislativa no lugar do presidente Vanderlei Macris, na tarde desta segunda-feira, 23/10. O ato faz parte do Programa Autoridades Mirins, de Barueri, desenvolvido pela Assessoria de Cultura, Lazer e Criança da Prefeitura daquela cidade. O programa possibilita que estudantes da rede pública e particular da cidade, indicadas pelas próprias unidades escolares, substituam simbolicamente autoridades, profissionais liberais e empresários. Acompanhada por profissionais pedagogos e educadores, a criança passa a ter contato com as tarefas e responsabilidades da autoridade ou empresário que irá substituir.

De acordo com o programa, os professores são estimulados a trabalhar os temas relacionados ao Autoridades Mirins em sala de aula.

Para o coordenador do programa, João Palma, a iniciativa é um bom exercício de cidadania. "Mesmo brincando, passamos às crianças a idéia concreta do que é ser uma autoridade."

O presidente mirim ocupou a presidência em plenário, assinou o termo de posse no Salão Nobre da Presidência e discursou. Ele estava acompanhado do presidente mirim do Tribunal de Justiça, do prefeito mirim de Barueri e de empresários mirins do município, como o presidente mirim da Kodak, além dos responsáveis pelo projeto.

Macris, que deu a posse simbólica a Janelson, lembrou que existem programas semelhantes ao de Barueri em outros municípios, preparando o cidadão do futuro. O presidente da Assembléia destacou a importância da solenidade, afirmando que quando as crianças começam a conhecer como funciona o Legislativo, está se formando o cidadão do futuro. Ele chegou a comentar que Janelson fez um discurso "afiadíssimo, demonstrando conhecer bem o funcionamento do Legislativo".

O projeto da Assembléia voltado para o mesmo fim é o Parlamento Jovem, criado através de uma lei aprovada por todos os partidos, que terá sua segunda edição no próximo mês de novembro. No Parlamento Jovem crianças de 5.ª a 8.ª série podem apresentar projetos, são eleitos deputados e se tornam parlamentares por um dia. Na Assembléia, os parlamentares jovens discutem e votam seus projetos, ligados a diversos temas como saúde, ecologia, educação e elegem o presidente, por voto direto. Para Macris, "é um dia de importante exercício da cidadania".

alesp