NOVAS CONQUISTAS - OPINIÃO

Pedro Tobias*
11/05/2001 16:11

Compartilhar:


Bauru e região ainda comemoram a vinda do governador do Estado, Geraldo Alckmin, no último sábado, 5/5, à "Cidade Sem Limites", para trazer à população duas obras de grande alcance social.

Primeiro, numa concorrida solenidade, o governador Alckmin anunciou oficialmente a retomada das obras do Hospital Estadual de Bauru, que estavam paralisadas há quase 10 anos. Depois, ele inaugurou o Instituto de Câncer da Mama, na Maternidade Santa Isabel.

Fui o patrono da visita do governador a Bauru e tive a honra de recepcioná-lo no aeroporto. Confesso que fiquei emocionado ao acompanhar de perto o antigo sonho transformando-se em realidade. Afinal, foi uma luta de 2 anos como deputado.

Quanto ao Hospital Estadual, Bauru e região devem sentir-se orgulhosas, pois o governo estará investindo R$ 56 milhões na conclusão dessa obra. Ela deverá ser entregue à população em setembro do próximo ano, com cerca de 450 leitos, o maior hospital do interior do Estado de São Paulo.

É importante ressaltar ainda que, ao ser inaugurado, o Hospital Estadual oferecerá atendimento totalmente gratuito pelo SUS aos pacientes que ainda carecem de uma prestação de serviços mais digna e humana.

Esta obra foi iniciada em 1992 e está paralisada desde 1994. Sua retomada, agora, ocorreu graças à sensibilidade do governador Alckmin e do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, que, como médicos, ouviram o meu pedido e priorizaram o hospital como uma necessidade da região de Bauru.

Já quanto ao recém inaugurado Instituto de Câncer da Mama, com capacidade para realizar cerca de 500 consultas ao mês pelo SUS, quero dizer que é outra obra que conquistamos juntos, especialmente para as mulheres de Bauru e região. Como médico ginecologista e mastologista, vejo o Instituto como um investimento na saúde preventiva, pois o diagnóstico precoce é fundamental para a cura desta grave doença que atinge uma em cada dez mulheres.

São conquistas como a do Hospital Estadual e a do Instituto de Câncer da Mama que nos enchem de orgulho e nos motivam para continuar lutando em busca da cidadania plena.

Também não podemos nos esquecer da seriedade e competência do governador Alckmin, que sabe economizar e priorizar o dinheiro público. É esta transparência que faz este governo crescer. Às vezes, é melhor dizer "não" do que falar "sim" e não cumprir. Chega do "rouba mas faz". O governo Covas-Alckmin teve dificuldades, enxugou a máquina, se desgastou, foi vaiado na rua, mas colocou as finanças no eixo e, hoje, há recursos para investimentos. Isso é administrar com responsabilidade.

Pedro Tobias é deputado estadual pelo PSDB e médico ginecologista e mastologista.

alesp