Líder do PT diz que governo quer fazer caixa da Nossa Caixa

"A Nossa Caixa não pode ser utilizada para fazer caixa do tesouro, num ano eleitoral", afirma Carlinhos Almeida
18/05/2001 15:22

Compartilhar:


O projeto de autoria do Executivo que autoriza a venda de 49% das ações da Nossa Caixa-Nosso Banco, apresentado na quinta-feira, 17/5, pelo governador Geraldo Alckmin a líderes partidários, recebeu críticas do líder do PT na Assembléia Legislativa, deputdo Carlinhos Almeida. "É preciso esclarecer muito este projeto, pois é inaceitável o enfraquecimento de uma instituição pública que apresentou R$ 190 milhões de lucro no ano passado. A Nossa Caixa não pode ser utilizada para fazer caixa do tesouro, num ano eleitoral."

Outra medida apresentada por Alckmin, segundo o líder petista, refere-se à criação de sete subsidiárias para operar serviços hoje prestados pelo banco, como cartão de crédito, leasing, plano de saúde. O próprio governador afirmou que de 25% a 40% do lucro obtido pelas grandes corporações financeiras vêm destes produtos.

Para Carlinhos, isso levaria a Nossa Caixa a uma privatização indireta. "Não podemos perder este patrimônio que exerce importante papel social. Qualquer proposta de injeção de capital privado só pode ser aceito se contribuir para o fortalecimento."

O líder do PT quer que a opinião pública conheça a fundo o projeto. "Vamos promover um amplo debate com a sociedade, prefeitos, funcionários do banco e setores produtivos para discutir estas mudanças propostas pelo governo. A Caixa tem um importante papel no fomento da economia paulista e isso tem que ser respeitado", afirmou.

(Mais informações, ligue para o gabinete da Liderança do PT - 3886-6441/6442)

alesp