Deputado defende modelo regionalizado para o Hospital São José


18/11/2004 15:32

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) defendeu "um novo modelo gerencial" para o Hospital São José, de São Vicente, durante o encontro acontecido nesta quarta-feira, 17/11, com a promotora da Cidadania do Ministério Público Estadual, Flavia Maria Gonçalves. O deputado foi pôr-se à disposição da promotora na busca de soluções que recoloquem o hospital em funcionamento.

Uma greve dos funcionários, que estão há dois meses sem receber salários e cestas básicas, completou 27 dias nesta quarta-feira, 17/11.

"O Hospital São José é um doente grave que precisa de tratamento cirúrgico", afirmou o deputado. "Se não houver um modelo gerencial novo, não se terá sucesso, pois o atual está falido. Ou enfrentamos essa questão de modo regionalizado, ou estaremos perpetuando o problema".

Figueira disse à promotora que é preciso cautela na destinação de recursos ao hospital: "Dar dinheiro na atual circunstância é irresponsável, porque é um saco sem fundo. Insisto que é preciso definir um modelo gerencial novo, envolvendo o Estado, o Município e até o Governo Federal. É importante também que essa questão não seja politizada, tem que haver uma solução técnica".

A promotora, que trabalha pela reativação do hospital, concordou com as considerações do deputado e agradeceu a proposta de colaboração. Ela informou que o diretor regional de Saúde, José Ricardo Di Renzo, está encaminhando um pedido de uma verba mensal de R$ 500 mil ao Governo do Estado. De acordo com ela, há também a possibilidade de contratação de uma organização da sociedade civil e interesse público (Oscip) para gerenciar o hospital. Disse ainda que há uma proposta para a transformação do São José num hospital modelo, da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada.

"Abrimos a discussão para que as pessoas possam ajudar", afirmou Flavia Maria Gonçalves. Segundo ela, as propostas de solução, ao final, deverão fazer parte de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e a irmandade que administra o São José, com prazos e prioridades para sanear as dívidas e recuperar a capacidade de atendimento do hospital.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp