Notas de Plenário


06/06/2005 18:22

Compartilhar:


Apelo

O deputado José Bittencourt (PTB) fez um apelo ao presidente Rodrigo Garcia e às lideranças e bancadas da Casa para que seja votado o PL 355/2004, que fixa data base para revisão anual de vencimentos e proventos dos servidores públicos ativos e inativos do Poder Judiciário. Segundo o parlamentar, não existe razão para que o projeto não seja votado, uma vez que isso não altera a despesa do Estado. "Não pode um projeto de 2004 ficar nesta situação, à mercê de um clima dentro da casa legislativa", encerrou.

Investigação na saúde pública

Em matéria publicada no Jornal da Tarde de 28 de março de 2005, o deputado Carlos Neder (PT) constatou que pessoas portadoras de deficiência física têm encontrado dificuldade de receber atendimento médico no Detran. "A questão é grave", afirmou o parlamentar. "Mau atendimento é inaceitável e o serviço privado estava sendo privilegiado". Neder se referiu ao fato de os profissionais da saúde priorizarem o serviço remunerado. O deputado encaminhou representação ao Ministério Público e convidou o diretor do Detran para comparecer à Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia e esclarecer o que aconteceu.

Pela saúde bucal

O deputado Vinicius Camarinha (PSB) falou sobre reunião que teve com o delegado regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Marília e na qual ficou sabendo de uma moção em apoio ao Conselho Regional Odontológico de São Paulo e à Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, reconhecendo a importância do técnico em saúde bucal. O documento afirma que é direito dos trabalhadores lutar por um lugar de trabalho e denuncia a concorrência desleal de profissionais que não têm a devida qualificação.



Choro, não, atitude!

A denúncia do deputado federal Roberto Jefferson, do PTB do Rio de Janeiro, de que o governo estaria pagando mesada de R$ 30 mil aos deputados do PP e do PFL para permanecerem na base aliada, foi rechaçada por Conte Lopes (PP), que prega a apuração imediata dos fatos noticiados nos jornais. A respeito da reação emocionada do presidente Lula, comentou: "acho que numa denúncia como essa não cabe choro, cabe ao presidente tomar uma atitude!" Segundo Conte Lopes, esse tipo de denúncia é "muito triste", pois envolve sem provas o governo e dois partidos. "Achei estranho que o presidente tenha simplesmente chorado..." Outra notícia bombástica que mereceu destaque foi a prisão do esportista Edinho, filho de Pelé, por tráfico de drogas. Conte perguntou-se por que um rapaz filho de um homem tão rico se envolve com tráfico, e voltou a criticar o ministro da Cultura pelo mau exemplo que teria dado ao declarar que fumou maconha até os 50 anos.

alesp