Deputada visita bairro da zona rural de São Vicente


15/04/2005 17:30

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) estará nesta segunda-feira, 184, a partir das 10h, fazendo uma visita ao Vale Novo, bairro da Zona Rural de São Vicente. A parlamentar estará acompanhada da vereadora Mara Valéria Giangiulio (PT) e do secretário municipal de Obras, Alfredo Moura. O objetivo é unir esforços para levar melhorias ao núcleo, que fica na divisa da cidade com Cubatão, em frente à Pedreira Octávio Ribeiro (alça 270 da Rodovia Pedro Taques).

Desde o ano passado, a deputada Prandi vem apoiando aquela comunidade em uma série de lutas. "A primeira vitória foi a criação da Associação de Moradores e a eleição da primeira diretoria. A partir desta organização popular, vamos ter mais força para lutar pelos direitos daquela população", afirma Maria Lúcia Prandi, que participou no final de fevereiro da assembléia de criação da entidade.

O bairro tem cerca de sessenta famílias e uma série de carências. Uma das principais reivindicações dos moradores é a melhoria da marginal à rodovia, uma via de terra com muitos desníveis e que fica em situação ainda pior nos períodos de chuvas intensas. A solicitação de uma intervenção no local já foi encaminhada pela parlamentar à prefeitura, que se comprometeu a fazer os reparos necessários para melhorar as condições de tráfego.



Outras lutas

Uma questão que vem se tornando uma verdadeira novela é a instalação de um telefone público no bairro. A solicitação foi encaminhada à Telefônica pela primeira vez em junho do ano passado. Desde então, foram várias idas e vindas, mas até hoje os moradores não contam com o serviço. "Técnicos da concessionária já chegaram inclusive a instalar o equipamento, mas pouco depois retornaram e, sem qualquer explicação, o retiram. Agora, estamos aguardando um posicionamento do ombusdman da empresa. Se não houver avanços, acionaremos o Ministério Público e a Anatel", enfatiza Prandi.

A comunidade também reivindica a criação de um acesso direto da Pedro Taques para o bairro. O pedido está sendo analisado pela Artesp (Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo). Outra necessidade do bairro é a chegada do serviço dos Correios. No momento, está sendo articulada com a gerência regional do órgão a implantação de uma caixa de coleta de correspondências e de um posto para venda de selos.

Há também necessidade de um levantamento sócio-econômico das famílias, para que a Prefeitura leve ao local serviços nas áreas de saúde e educação. "Até hoje, nas campanhas de vacinação, por exemplo, as crianças do Vale Novo precisam ser vacinadas em outros bairros. Com este trabalho, pretendemos que a Prefeitura de São Vicente faça os atendimentos necessários. Como são questões em diferentes esferas do Poder Executivo, juntos vamos unir esforços para levar mais qualidade de vida àquela comunidade trabalhadora", conclui a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp