Deputado representa a Assembléia em evento internacional


18/02/2005 16:02

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Adriano Diogo

O deputado Adriano Diogo (PT) esteve no Rio de Janeiro na quarta-feira, 16/2, representado a Assembléia Legislativa no lançamento do guia do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, "Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Limpo: Oportunidades para Governos Locais".

A publicação é direcionada a administradores municipais, parlamentares e estudiosos do tema. Busca apresentar de forma concisa os desafios da mudança acelerada no clima global causada pelas ações humanas, e as estratégias adotadas pela comunidade internacional para lidar com o problema.

O evento ocorreu no auditório do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) no mesmo dia em que entrou em vigor o Protocolo de Kyoto. Estiveram presentes personalidades de todo o mundo, como a secretária de Meio Ambiente de Avellaneda (Argentina), e o coordenador de projetos internacionais da Secretaria de Meio Ambiente de Buenos Aires. Entre as autoridades nacionais, compareceram os secretários de Meio Ambiente de Palmas (TO), Santos (SP) e Betim (MG) além de representantes dos ministérios das Cidades e do Meio Ambiente.

O parlamentar foi convidado para representar a Assembléia no evento devido sua atuação nessa área. Foi na gestão de Diogo, à frente da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, que foi inaugurada a maior Usina Termelétrica do Mundo, a Bandeirantes, que reaproveita os gases liberados pelo lixo depositado no Aterro Bandeirantes, para gerar energia. Uma vez que esses gases deixam de ser lançados na atmosfera, eles geram créditos de carbono, que proporcionarão lucros para a cidade de São Paulo, que serão calculados nos termos dos procedimentos definidos pelo Protocolo de Kyoto.

Durante o evento, Diogo anunciou que vai se empenhar para envolver todos os municípios da região metropolitana de São Paulo na "Campanha Cidades pela Proteção do Clima", organizada pelo Iclei, que estimula as cidades a realizarem um inventário de emissões de gases causadores do efeito estufa, por meio de um software. "Este instrumento permite que os governos locais calculem suas emissões e definam metas para sua redução. Muitas cidades não têm conhecimento desses mecanismos e essas informações precisam ser disseminadas. Por essa razão vamos formar uma "Rede Metropolitana pela Proteção do Clima". No Brasil, sete cidades participam dessa campanha, dos 608 municípios associados em todo o mundo.

adiogo@al.sp.gov.br

alesp