Deputado grava programa "Agora é Lei"


23/06/2008 10:18

Compartilhar:


O líder do Democratas, deputado Estevam Galvão, gravou, na tarde de 19/06, o programa "Agora é Lei", exibido pela TV Assembléia. Desta vez o tema foi a criação da Secretaria da Melhoridade, projeto de sua autoria já aprovado na Assembléia Legislativa.

Participaram do programa o coordenador de Futuridade da Secretaria Estadual de Assistência Social, Carlos Lima Rodrigues, a advogada e presidente da Comissão de Defesa do Idoso da OAB-SP, Maria Elisa Munhol e o diretor da Associação de Medicina Anti-Envelhecimento (ABMAE), Luiz Guillaumon.

Estevam falou sobre a importância do projeto, mecanismo fundamental para garantir a aplicabilidade do Estatuto do Idoso. "O Estatuto é uma ferramenta fantástica que garante os direitos dos idosos nas mais diversas áreas, mas depende de regulamentação. A criação da Secretaria, que pode se tornar uma coordenadoria ou diretoria, garante a aplicabilidade destes direitos", afirmou.

Já a presidente da Comissão de Defesa do Idoso, Maria Elisa, parabenizou o deputado pela iniciativa e lembrou que o projeto deve ser visto como o pontapé inicial para a luta dos direitos dos idosos. "É fundamental que os idosos lutem por seus direitos, já garantidos na constituição. O projeto é louvável, é o início de uma grande luta não só dos idosos, mas de toda a população", disse.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2000 cerca de 30% dos brasileiros tinham entre zero e 14 anos, e os maiores de 65 anos representavam 5% da população. Em 2050, esses dois grupos etários se igualarão: cada um deles representará 18% da população brasileira. "Com o avanço da medicina cresce a expectativa de vida. É preciso uma atenção especial para os idosos", apontou Carlos Lima. O projeto visa, entre outras ações, assegurar à pessoa idosa, seus direitos à qualidade de vida.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp