Ballet Nacional de Cuba recebe homenagem em São Paulo


13/05/2009 20:19

Compartilhar:


Uma das maiores companhias de dança do mundo, o Ballet Nacional de Cuba, será homenageada pela Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba, em sessão solene na Assembleia Legislativa, no dia 19/5.

Em sua turnê pelo Brasil, a companhia apresenta o espetáculo "Giselle", uma das mais famosas coreografias da dança clássica, com direção de Alicia Alonso, e o público terá a oportunidade de ver todo o esplendor desta grande companhia de dança, que está comemorando 60 anos.

O Ballet Nacional de Cuba ocupa hoje a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet e tendo a prestigiada Alicia Alonso como fundadora e primeira bailarina, sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais, que, até hoje, são dirigidos pela diva do ballet.

Alícia Alonso ficou famosa em Nova York, e desde o primeiro momento apoiou com entusiasmo a revolução, levando os bailarinos de sua companhia para dançar em fábricas e plantações. Fidel Castro ficou tão impressionado que ofereceu a Alícia apoio total para a companhia.

O nome Ballet Nacional de Cuba veio após a revolução de 1959, quando passou por um novo programa cultural, com a contratação de novas bailarinas, coreógrafos, professores e outros profissionais do setor. A partir daí, apresentou crescimento e reconhecimento vertiginoso, tornando-se famoso além das fronteiras de Cuba.

A dança clássica, que é considerada por muitos uma arte elitista, é acessível para uma grande parte da população em Cuba.



vcandido@al.sp.gov.br

alesp