Combate ao uso de drogas deve começar nas escolas


12/05/2009 20:17

Compartilhar:


O Projeto de Lei 326/2009, do deputado Fernando Capez (PSDB), determina que escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo terão que manter, uma vez por semana e durante uma hora, atividades destinadas a transmitir informações aos alunos sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas. As aulas serão compostas de reportagens, vídeos, livros, apostilas, debates, palestras de profissionais da área de saúde, estatísticas, e outros meios para melhor orientação aos alunos.

"Quero levar essa discussão para dentro das salas de aula", diz o parlamentar, afirmando que "esse é o momento certo e o lugar correto para que os jovens tomem conhecimento dos malefícios do uso de drogas e tenham condições de encarar de frente a dura realidade do tráfico e suas graves conseqüências", afirma Capez.

O projeto visa tornar o aluno um cidadão crítico através de um ensino prazeroso e eficiente, que vai oferecer sempre a oportunidade de manifestar suas dúvidas e anseios.

Capez sabe que o projeto não colocará fim ao trafico, mas será um grande passo nesse sentido. "Não temos a pretensão de resolver os problemas relacionados às drogas, mas temos a plena convicção de que, com o desenvolvimento regular e por um longo período de tempo das atividades sugeridas, poderá garantir a formação de jovens com melhor auto-estima, participativos, informados e inseridos no contexto sadio. Os resultados farão surgir uma geração melhor, preparada para resistir a tudo que poderá destruir as suas vidas, especialmente, as drogas. Todos sabemos que a violência, a desestruturação social e familiar, as doenças sexualmente transmissíveis (principalmente a AIDS), a pobreza, a falta de perspectivas, o desemprego têm relação íntima com o consumo das drogas. São faces de uma mesma moeda."



fcapez@al.sp.gov.br

alesp