Legislativo paulista homenageia jornal A Tribuna


31/03/2009 11:01

Compartilhar:


Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) presidiu, no dia 27/3, sessão para homenagear os 115 anos do jornal A Tribuna, de Santos. O deputado fez um resumo das principais conquistas do jornal e agradeceu a presença de diversas autoridades, entre elas prefeitos, secretários e funcionários do jornal. Barbosa destacou a importância da Baixada Santista por possuir o maior porto da América Latina, em Santos, e um dos maiores polos industriais, em Cubatão.

O líder do PSDB, Samuel Moreira destacou a importância do jornal na sua região, o Vale do Ribeira. "A informação é um dos pilares que sustenta a democracia, e o grupo A Tribuna cumpre seu papel com dignidade", afirmou. Segundo ele, o jornal tem sido um guia para esclarecer a realidade atordoante do país.



Papel importante

Ao caracterizar A Tribuna como sendo um jornal que fez parte do seu dia a dia e que tem grande influência na região, Luciano Batista (PSB) acrescentou que a publicação "contribuiu para o crescimento da Baixada Santista". O deputado destacou ainda o importante papel que o jornal exerce nas questões culturais, sociais e esportivas.

Para Fausto Figueira (PT), A Tribuna se tornou a maior testemunha da história santista. "Sem o bom jornalismo, o empreendimento não teria o mesmo sucesso", descreveu. O parlamentar declarou que Santos foi uma das primeiras cidades do Brasil a lutar para defender os direitos do cidadão.

Barbosa contou um pouco da história do jornal, que, segundo ele, esteve presente em todos os momentos marcantes de Santos e cresceu junto com a cidade. "É um jornal importante não só para a região, mas para todo o Estado de São Paulo", disse. Segundo ele, A Tribuna é o 9º jornal mais antigo do país e o 2º mais antigo do Estado.

O deputado homenageou especialmente a memória de Roberto Mário Santini, ex-presidente do jornal. "Foi ele que fez do jornal um dos mais sólidos e influentes periódicos do país, com o apoio da sua esposa e de seus filhos", ressaltou.



O leitor

"Quero homenagear também o personagem fundamental, senão o maior da história do A Tribuna: seu leitor. Sem ele não estaríamos hoje aqui", acrescentou. Para ele, o leitor se sente o verdadeiro dono do jornal.

E finalizou com um pensamento do escritor Oscar Wilde: "Todos sabem fazer história, mas só os grandes sabem de fato escrevê-la". Em seguida, o parlamentar parabenizou toda família A Tribuna e entregou uma placa em comemoração ao 115º aniversário do jornal.

Marcos Clemente Santini, diretor-presidente do A Tribuna, registrou seu orgulho em receber a homenagem e revelou que essa trajetória de sucesso só foi possível pelo compromisso assumido com a comunidade santista. "Continuamos apoiando e incentivando o crescimento da região metropolitana de Santos", concluiu. Segundo ele, o Sistema A Tribuna de Comunicação reúne os jornais A Tribuna, Expresso Popular, Primeiramão Santos, Campinas e São José dos Campos, a rádio Tribuna FM, o portal A Tribuna Digital, a TV Tribuna - afiliada da Rede Globo de Televisão, e o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT).

alesp