Comissão de Saúde e Higiene aprova disponibilização de vacina contra HPV


13/08/2009 19:23

Compartilhar:


O Projeto de Lei 287, de 2008, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB), foi aprovado pela Comissão de Saúde e Higiene no dia 4/8. O projeto autoriza o Poder Executivo a disponibilizar, nas unidades de saúde pública do Estado de São Paulo, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que causa o câncer de colo de útero.

Segundo estudos, uma mulher morre a cada 2 minutos de câncer de colo do útero no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, esse é o segundo tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. Quanto mais tarde for diagnosticada a doença, maior o risco de mortalidade. Oito em cada dez mulheres sexualmente ativas contraem pelo menos um tipo do papiloma ao longo da vida.

Em 2002, foram diagnosticados 19.603 novos casos da doença, com 8.286 mortes. O contato sexual é a maneira mais comum de contágio, mas existem outras formas de transmissão, como o contato com um vaso sanitário infectado. "Se existem vacinas quase 100% eficazes, utilizá-las é prevenir e combater mortes desnecessárias", disse Gilmaci.MF



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp