Da Tribuna


07/03/2012 17:56

Compartilhar:


Vale-coxinha



"O Diário Oficial publicou indicação de minha autoria, para que haja reajuste do vale-coxinha dos servidores públicos no Estado", afirmou Olimpio Gomes (PDT) ao comentar que o Executivo está protelando a revisão do valor do vale-refeição dos funcionários públicos. Segundo o deputado, desde 2000, o benefício de R$ 4 não é reajustado. "Não dá para o servidor comer sequer uma coxinha nesta Casa, pois custa R$ 5", finalizou. (GN)



Comissão de Finanças



Luiz Claudio Marcolino (PT) citou a vinda, na terça-feira, 6/3, do secretário de Fazenda, Andrea Calabi, à Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, para apresentar as metas da pasta. Segundo o deputado, o Estado ampliou a arrecadação neste ano " aumentando impostos e reduzindo investimentos em áreas importantes. (GN)



Piso salarial



"Elaboramos uma emenda para elevar o piso salarial dos servidores do Executivo, previsto no Projeto de Lei Complementar 4/2012, cujo texto atualiza o PLC 1.135/2011", disse Carlos Giannazi (PSOL) referindo-se a projeto aprovado nesta terça-feira, 6/3, que trata da retribuição global mensal paga aos servidores. Segundo o deputado, a sua proposta de emenda não foi aceita pela base governista. (GN)



Panelaço contra violência



O deputado Jooji Hato (PMDB) informou que moradores do Itaim Bibi, bairro de São Paulo, estão organizando um panelaço contra a violência, para o dia 18/3, quando deverão participar vizinhos de Pinheiros, Morumbi e Pacaembu. Segundo ele, esses moradores estão assustados com os frequentes casos de assaltos e sequestros. Hato informou que um mesmo restaurante do Itaim Bibi foi assaltado seis vezes. "Nunca imaginei que um dia essa cidade se tornaria tão perigosa", comentou. (IR)



Aperfeiçoamento da lei



Luiz Carlos Gondim (PPS) falou sobre a proibição da circulação de caminhões na Marginal Tietê nos horários entre 5h e 9h, 17h e 22h, e nos sábados, entre 10h e 14h, determinada pelo prefeito Gilberto Kassab. Para o deputado, a lei é válida para aliviar o trânsito na marginal, mas em paralelo deve-se melhorar a qualidade do transporte público. Gondim disse também ser necessário um horário diferenciado para o transporte de hortaliças e alimentos perecíveis. (IR)



Proibição do amianto



Marcos Martins (PT) informou que foram inauguradas as obras de reforma da linha do trem da cidade de Osasco. Ele disse que precisa se certificar de que a obra está de acordo com a Lei 12.684/07, de sua autoria, que proíbe, inclusive em obras, o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham amianto ou asbesto na composição. "A obra, com certeza, irá facilitar a vida da população, mas queremos ver uma placa indicando que não está sendo usado amianto na reforma", disse. (IR)



Valorização dos delegados



Olimpio Gomes (PDT) disse que a Associação dos Delegados de Polícia pediu que seja votada a PEC 19, que promove a valorização da carreira dessa categoria. "Aumenta a auto-estima e, por consequência, o estimula a melhora do atendimento à comunidade". O deputado disse também que considera o PL 767/2011, de autoria do deputado Campos Machado (PTB), exagerado. Segundo ele, a intenção de diminuir a venda irregular e o consumo excessivo de álcool é válida, mas muitos bares trabalham com mesas nas calçadas, de acordo com a legislação. "Peço o aperfeiçoamento do projeto que, além de exagerado, irá causar milhares de desempregos." (IR)



Projeto similar



Afonso Lobato (PV) afirmou que o PL 802/2009, de sua autoria, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos de uso coletivo e que não tenham por natureza esta finalidade específica, é semelhante ao PL 767/2011, de autoria do deputado Campos Machado (PTB), que proíbe a comercialização e o consumo de bebida alcoólica em qualquer recinto público de uso coletivo, o qual está pronto para Ordem do dia. O parlamentar argumenta que seu projeto foi apresentado antes e pediu esclarecimento ao presidente da Casa do motivo de sua proposta ainda não estar pronta para votação. (DA)



CPI em Mauá



"Esta terça-feira (6/3) foi um dia de luto para o legislativo da cidade de Mauá", afirmou Vanessa Damo (PMDB). A deputada referia-se ao fato de o requerimento que pedia a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades do Saneamento Básico do Município de Mauá (Sama) não ter sido aprovado. Segundo a deputada, o Ministério Público está investigando o caso, mas seria importante a criação da CPI. A parlamentar disse que 80% da cidade de Mauá ficou sem água, recentemente, por falta de investimento na área. "Peço que algo seja feito, pois a população de Mauá não pode aceitar isso calada", declarou. (DA)



Dia da Mulher



"Esse é o primeiro dia que ocupo a tribuna, depois que fui empossada. Substituir José Candido será uma tarefa difícil, uma vez que ele foi uma pessoa excepcional. Mas procurarei honrar sua memória", disse Beth Sahão (PT). A deputada falou sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8/3, e elencou avanços e problemas relacionados à questão de gênero no país. "De 94 deputados, apenas 11 são mulheres, apesar do eleitorado feminino ser maior em São Paulo", disse. A parlamentar comentou, também, sobre questões como o câncer de mama e a violência contra a mulher. (DA)



Caminhões



Jooji Hato (PMDB) lembrou que era vereador de São Paulo, apresentou projeto de lei, para vetar a circulação de caminhões nas marginais no horário de rush. Segundo o deputado, na época a lei não foi bem aceita pela Secretaria de Transportes. Hato reclamou da propositura que entrou em vigor esta semana. "Os caminhões deveriam ser proibidos na hora do rush e não em determinados horários como foi feito". Para o parlamentar, isso não ajudará a população nem vai melhorar o trânsito. "Essa lei tem que ser modificada", declarou. (DV)



Energia



Marcos Neves (PSB) convidou os parlamentares e a população para o lançamento da Frente Parlamentar pela Melhoria dos Serviços das Concessionárias de Energia Elétrica, na próxima terça feira, 13/3. De acordo com Neves, o intuito da frente é aproximar os consumidores insatisfeitos e esclarecer como acontece a geração de energia e como a empresa age quando há falta de luz. O deputado também lembrou de famílias que perdem seus aparelhos eletrônicos em quedas de energia e ressaltou que a frente defenderá ressarcimento imediato. "Pagamos muito caro para ter problemas", declarou. (DV)



Creches e escolas



Ed Thomas (PSB) comemorou a realização do programa Creche Escola, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As cidades que contarão com o programa são da região de Sorocaba, Avaré, Itapeva e Botucatu. O deputado considerou esta ação especial para todos os municipios. "Não existe desenvolvimento sem investimento humano", alegou. Para Thomas, as creches proporcionam um lugar confortável para crianças e permitem que as mães trabalhem sem preocupações. (DV)

alesp