Reunião na Secretaria de Segurança Pública discute reivindicações do interior paulista

Em Tatuí pretende-se colocar nas ruas os guardas de muralhas, que fazem a segurança dos presídios
22/04/2002 16:37

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) esteve na última semana, na Secretaria estadual de Segurança Pública, onde, juntamente com prefeitos da região, encaminhou algumas reivindicações do setor para o sudoeste do Estado.

Além do parlamentar estiveram presentes ao encontro o secretário-adjunto, Marcelo Martins Oliveira, e os prefeitos de Bofete, José Carlos Roder, de Laranjal Paulista, Roberto Fuglini, e de Conchas, Zinho Miranda.

Um dos assuntos apontados como prioridade foi a criação da Companhia de Polícia Militar na cidade de Conchas, deslocando a base da PM de São Manoel, fato que atenderia de maneira mais eficaz e qualificada as cidades assistidas pelo grupamento, que estão situadas abaixo da Serra de Botucatu.

O município é a sede de quatro das sete cidades que se localizam abaixo da serra de Botucatu, o que facilitaria o deslocamento de viaturas tanto no apoio quanto no cumprimento de ordens e serviços inerentes ao policiamento.

Gonzaga lembra que aproximadamente 80 quilômetros separam as cidades de Anhembi, Bofete, Conchas, Laranjal Paulista, Pereiras, Porangaba e Torre de Pedra, da sede da 4ª Companhia da PM, que é instalada em São Manoel. "É importante considerar também que o ''modus operandi'', ou seja, a maneira de agir da criminalidade na região é bem distinta da existente nas imediações de São Manuel, que recebe influência direta de Botucatu, Piracicaba, Campinas e Sorocaba", explica.

Conchas é apontada, pelo deputado, como a cidade mais bem localizada geograficamente entre as cidades da região, sendo que a cidade mais distante fica a 60 quilômetros do município. "Essa proximidade facilita as instruções, reuniões, megaoperações e também o apoio às ocorrências de alta periculosidade", comenta o parlamentar, que acrescenta: "Existe ainda uma freqüência única de rádio, que pode ser utilizada em operações de grande porte."

Gonzaga anunciou, após a reunião, que o comando da Polícia Militar comprometeu-se a analisar o caso e que vários pareceres técnicos, da própria polícia são favoráveis à criação da Companhia em Conchas. Nos próximos 15 dias, a chefia da corporação deve anunciar os dados do estudo, em reunião já agendada com o parlamentar.

Iperó

Quem também esteve solicitando aumento de efetivo, durante a reunião, foi o prefeito de Iperó, Marcos Andrade. Segundo ele, a própria existência da penitenciária na cidade acaba por tornar necessário o aumento de efetivo. "A criminalidade em Iperó, assim como em todo o país, vem crescendo. Mais PMs nas ruas traz a sensação de segurança e faz com que os transgressores tenham maior dificuldade", aponta.

Tatuí

Gonzaga discutiu ainda a implantação de mais um pelotão da Polícia Militar em Tatuí. "Os índices de violência vêm crescendo em todo o país, e em Tatuí não é diferente. Porém o governo do Estado está tomando uma série de medidas que irá, sem dúvida, melhorar a questão da segurança", define.

Uma das medidas adotadas pelo governador será responsável pela criação do novo pelotão. Um dos projetos é colocar na rua os guardas de muralha, que fazem a segurança dos presídios, e substituí-los nas penitenciárias por seguranças contratados por meio de empresas. Com essa medida, mais de 6 mil PMs ganharão as ruas aumentando com isso o efetivo policial em todo o Estado.

Conforme Gonzaga, acredita-se que, com a liberação dos guardas de muralha que atuam no presídio de Iperó, o pelotão seja automaticamente implantado na cidade. "Essa melhoria faz parte de meu compromisso para com a cidade no setor. Um deles era a elevação da Delegacia de Polícia à primeira classe, o que já foi conseguido. Dentro dos próximos dias, espero estar dando mais essa boa notícia para o tatuiano", encerra.

Ainda de acordo com o parlamentar, deve ser realizada uma nova reunião dentro dos próximos dias, quando será viabilizado o aumento do efetivo da PM de Tatuí.

alesp