Frente que defende o "não" ao desarmamento será lançada hoje na Assembléia


30/08/2005 18:08

Compartilhar:


Será lançada na Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, 31/8, às 15h30, no auditório Franco Montoro, a Frente Parlamentar a Favor do Direito de Legítima Defesa. A frente, que se posiciona contra o desarmamento, foi idealizada pelos deputados Coronel Ubiratan (PTB), Conte Lopes (PP) e Romeu Tuma (PMDB) com o objetivo de defender o voto "não" no referendo marcado para o dia 23 de outubro, quando os eleitores decidirão sobre a proibição da comercialização de armas no país.

Na ocasião, os eleitores devem responder "sim" ou "não" à pergunta: "deve ser mantida a proibição de venda de armas de fogo e munições no Brasil?" O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já sorteou a ordem em que aparecerão as duas opções nas urnas eletrônicas no referendo: o "não" à proibição de armas ficará no alto da tela e o "sim" estará logo abaixo.

As campanhas pelo "sim" e pelo "não" terão direito a propaganda gratuita nas emissoras de rádio e TV, a partir de setembro, quando os defensores das duas opções poderão apresentar suas teses em tempos iguais. No âmbito nacional, a Frente Parlamentar por um Brasil sem Armas, a favor do "sim", e a Frente pelo Direito da Legítima Defesa, que sugere o "não", encabeçarão as campanhas junto a diversos segmentos da sociedade civil.

Desde 1.º de agosto, está liberada a palavra aos que pretendem argumentar sobre as duas respostas à pergunta da consulta.

alesp