Solicitadas melhores instalações para escola da Flona Ipanema


17/05/2004 16:34

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Hamilton Pereira

O deputado Hamilton Pereira (PT) pretende agendar audiência com a gerente executiva do IBAMA em São Paulo, Analice de Novais Pereira, para discutir a possibilidade de a Escola Municipal Dona Gláucia Aparecida Andrade Nogueira, que funciona na Fazenda São João de Ipanema, dentro da Floresta Nacional em Iperó, voltar a funcionar no antigo prédio da Escola Estadual Fazenda Ipanema, desativada em 1995, na ocasião da extinção de escolas rurais pelo governo do Estado.

A partir de denúncias feitas por pais e alunos, Hamilton visitou na quarta-feira, 12/5, o prédio onde funciona a escola e constatou as precárias condições das instalações. "A escola está funcionando num prédio construído para fins residenciais", observa Hamilton. "Qualquer leigo percebe que isso não garante as mínimas condições pedagógicas, tanto para alunos como para professores".

Hamilton Pereira pôde testemunhar que os alunos da 4a e 2a séries têm aulas em classes que funcionam em ambiente dividido apenas por uma parede germinada, sem ao menos uma porta para isolamento do barulho. Numa terceira sala de aula, os alunos ouviam as lições passadas pelo professor, alternadas com o ruído das descargas de três sanitários que funcionam ao fundo da sala de aula.

Origem humilde

A escola atende 222 alunos de educação fundamental e infantil, oriundos do assentamento da Fazenda Ipanema e do Jardim Alvorada. "São crianças de origem humilde, que residem em locais ainda mais precários que o prédio da escola e, portanto, essa situação não se justifica", indignou-se Hamilton Pereira.

Hamilton também vai oficiar a chefe da Floresta Nacional, Ofélia Gil Willmersdorf. "Ela certamente tem conhecimento da situação e pouco tem feito para mudá-la", afirma o deputado. "Escolas funcionam em perfeita harmonia com a natureza em outros locais de preservação ambiental".

O deputado também visitou o prédio originalmente construído para a escola, o qual abriga o Centro de Visitantes da Flona. "Vamos trabalhar para que a escola volte a funcionar nesse prédio", afirmou o deputado.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp