Falta de definição sobre aeroporto inibe investimentos


13/05/2004 15:30

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Os empresários que atuam no aeroporto de Sorocaba afirmaram, na segunda-feira, 10/5, durante audiência pública promovida pelo vereador Arnô Pereira (PT), que a falta de esclarecimento por parte do governo do Estado sobre a possibilidade de privatização tem impedido a realização de novos investimentos.

"Como empresário de Sorocaba, preocupo-me com o fato de termos investimentos no aeroporto, gerarmos empregos e podermos nos deparar com alguma notícia que venha nos tomar de surpresa", afirmou Ari Bordieri Junior, que é presidente da Associação de Proprietários de Hangares Particulares. Atualmente, estão instalados no aeroporto 23 hangares e atuam no local 32 empresas, que geram cerca de mil empregos diretos e indiretos. Ainda segundo os empresários, são realizadas por mês cinco mil operações e a taxa para pouso e decolagem gira em torno de R$ 7,00.

Críticas

O deputado Hamilton Pereira (PT), que também participou da audiência, teceu críticas ao projeto de PPP (Parcerias Público-Privadas), de autoria do governador, aprovado na Assembléia Legislativa de São Paulo recentemente. "O governador Geraldo Alckmin e seus aliados na Assembléia Legislativa reduziram a discussão da PPP à instituição da CPP (Companhia Paulista de Parcerias), à qual falta transparência e garantia da participação da sociedade", criticou Pereira. "E onde isso vai dar, nós já sabemos, porque em São Paulo temos a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) cuja minimização da representação da sociedade não nos permite interferir numa política que tem sido nociva para a população", completou.

Hamilton Pereira que no início do mês de março encaminhou dois requerimentos de informações ao Secretário Estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, com o objetivo de apurar a possibilidade de privatização do Aeroporto Estadual de Sorocaba explicou que ainda não recebeu uma resposta apesar de vencido o prazo legal de 30 dias para que a Secretaria atenda os questionamentos. "Reiteramos as proposituras e a nossa assessoria, em contato com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) foi informada de que as respostas encontram-se na Casa Civil para posteriormente serem encaminhados ao nosso gabinete", explicou Hamilton.

Ausência

O vereador Arnô, por sua vez, criticou a ausência de representantes da prefeitura de Sorocaba e do governo do Estado. Ele também leu correspondência em que o superintendente do Daesp, engenheiro José Mauro de F. Garcia, justificava sua ausência em função de o assunto "ser ainda incipiente e não existirem definições, formatação ou qualquer parâmetro que se possa falar". Sobre a colocação do superintendente de que o governo do Estado "prima pelo princípio da transparência", o vereador questionou o que estaria levando, então, o governo a demorar tanto para encaminhar uma resposta aos requerimentos apresentados pelo deputado Hamilton.

A audiência, que também contou com a participação de representantes dos deputados federais Iara Bernardi e Arlindo Chinaglia (ambos do PT), deliberou que serão encaminhados dossiês aos parlamentares para que se marque uma audiência com a Força Aérea do Ministério da Defesa.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp