Beleza, harmonia das formas e do cromatismo, uma constante de Sani Arana na valorização feminina

Emanuel von Lauenstein Massarani
11/05/2004 14:00

Compartilhar:


Sani Arana ama particularmente pintar figuras femininas por lhe consentirem - melhor que em outras figurações - harmonizar a delicadeza das expressões com a intensidade dos sentimentos das mesmas paixões humanas, da dor profunda e da própria angústia. Desse modo, a intensidade da alma humana chega ao artista e ao espectador mais inteligente, como filtrada pela cor, de tal modo a impor um atento e rigoroso exame das verdades aparentes para obter as mais profundas exigências.

Através da beleza, da harmonia das formas e do cromatismo de suas obras, Sani Arana dá prova de grande simplicidade e forte clareza, seja nos temas, seja no uso das cores. Aliás, cor e forma, ritmo e harmonia, nas suas lógicas naturalidades, conferem, a suas criações a pastel, nova e estupefaciente vitalidade expressiva.

As imagens construídas com precisão são de uma simplicidade que podemos definir como clássica, sem estilizações ou alterações eventuais. Tanto os vultos quanto as formas das figuras se instalam no espaço com uma extraordinária evidência plástica.

A visão que resulta é poética, livre, ampla, permeada de instantes de visões tenras e delicadas, enquanto o jogo de luzes acaricia as figuras, exaltando a suavidade e o calor físico. Por outro lado, a superfície de fundo isola os corpos num espaço carregado de emotividade. Para Sani Arana, o mundo é uma pesquisa da corporeidade das imagens, das cores, da luz que a artista fixa sobre as telas com a felicidade que sente.

A obra O Banho, doada ao Acervo Artístico do Parlamento paulista, reemerge como ideal de poesia e de graça, sobretudo por reunir em si mesma os valores que são particulares da feminilidade. Em síntese: o belo pelo belo.

A Artista

Sani Arana nasceu no Rio de Janeiro, em 1953. Paulista de coração, trabalha com artes plásticas há mais de 20 anos. Vinda de uma família de artesãos poloneses, decidiu seguir a vocação de artista plástica, adotando o estilo realista através de temas escolhidos.

Realizou cursos de pintura com a artista russa Nina Shirock, texturas com o professor Paulo Calazans, desenho na Escola Panamericana de Arte, pintura na Organização Paulista de Arte e pintura realista com o professor e artista plástico Maurício Takiguthi.

Participou de exposições no: Iate Clube, Saco da Ribeira; Hotel Giprita, Ubatuba, SP; Associação Comercial Distrital de Pinheiros, SP, onde recebeu o Prêmio de Aquisição no XV Salão de Artes Plásticas de Pinheiros; e Espaço Cultural Shopping Frei Caneca.

alesp