Da Tribuna


28/04/2009 20:51

Compartilhar:


Precatórios



Segundo Carlos Giannazi (PSOL), vai ficar mais difícil alguém receber precatório, porque projeto sobre o assunto saiu do Senado e voltou a tramitar na Câmara dos Deputados. Lembrou que o lobby para demora na apreciação dessa matéria é coordenado pelo governador José Serra e pelo prefeito Gilberto Kassab. "O objetivo é não pagar mais precatórios", enfatizou. O deputado ainda falou sobre a extinção da carteira previdenciária, o que, segundo ele, é uma afronta ao Estado Democrático de Direito. (SM)



"Basta"



Olimpio Gomes (PV) lamentou a postura do governo, que, segundo o deputado, quer convencer a população que a carteira previdenciária dos advogados é um privilégio. E indagou: "Onde estão os R$ 62 milhões de déficit da Previdência do Estado de São Paulo?" O parlamentar disse que está do lado do bem e da verdade, e afirmou que hoje são 40 mil advogados prejudicados, amanhã serão os servidores públicos e os contribuintes. Segundo Olimpio, o momento é de dizer "basta", (SM)



Preservar a saúde



Marcos Martins (PT) lembrou que, no dia 28/4, comemorou-se o "Dia contra a doença profissional e acidentes de trabalho". Segundo ele, há muito o que se avançar em defesa de várias categorias de trabalhadores, no que tange a problemas de saúde refentes à coluna, tendinites e bursites, entre outras. Fez menção ainda a projeto de lei de sua autoria, que trata da proibição do uso do amianto, produto cancerígeno e que causa muitas mortes. Segundo Martins, ao ano morrem 100 mil pessoas no mundo, devido ao uso do amianto, produto utilizado em caixas d"água, telhas e até brinquedos. "Compete a todos nós preservar a saúde e a vida dos cidadãos." (SM)



Convênio



Alex Manente (PPS) afirmou que o convênio da Santa Casa de São Bernardo, através da prefeitura municipal, com o SUS foi uma grande conquista para a cidade. Segundo Manente, saúde é um dos temas mais debatidos em São Bernardo do Campo e o convênio irá minimizar os problemas crônicos no pronto atendimento. Também destacou a participação da população de São Bernardo nos debates sobre o Plano Plurianual. "É importante a participação popular, porque São Bernardo é uma cidade construída pelas pessoas e para as pessoas". (SM)



Dia Mundial da Educação



Simão Pedro (PT) afirmou que aguardava a chegada do dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Educação, para se pronunciar sobre a situação desse segmento no Estado. Segundo ele, a constante mudança de secretário dá a impressão de que o governo não tem um rumo para a educação no Estado. Simão Pedro acha qu apesar do avanço com a duplicação de vagas nas universidades públicas e do aumento do número de escolas técnicas, o governo continua sem um plano de ensino e se recusa a aderir a alguns programas que erradiquem o analfabetismo. (NS)



Propaganda enganosa



Para Carlos Giannazi (PSOL), a falta de planejamento e de investimentos tem levado à atual situação de caos na educação do Estado. De acordo com ele, o número de crianças fora das salas de aula ultrapassa 500 mil. Giannazi falou ainda da propaganda enganosa que está sendo veiculada pelo governo Serra com relação ao bônus do professor, que, segundo ele, não está sendo cumprido como divulgado. Sobre a carteira do Ipesp, o deputado pediu o apoio de todos os líderes e deputados para que rejeitem o projeto do governador e afirmou que, aquele que votar contra a carteira entrará na lista de pessoas não gratas da OAB. (NS)



Advogados



Diante das manifestações em plenário, por parte dos advogados presentes, Milton Flávio (PSDB) afirmou: "eles sequer têm competência e qualificações para serem advogados". Flávio falou ainda da posição tomada pelo deputado Carlos Giannazi de "ameaçar" os demais deputados ao afirmar que entrarão para uma lista não grata da OAB, caso aprovem o projeto do governador sobre a carteira do Ipesp. Segundo o deputado, Giannazi já passou por momentos mais difíceis do que esse e, segundo ele, é um exemplo de parlamentar que mantém as suas convicções acima de partidos políticos. (NS)



CDPs



Luiz Carlos Gondim (PPS) comentou a construção de Centros de Detenção Provisória (CDPs) em locais desprovidos de infraestrutura, que, de acordo com ele, vem causando grandes preocupações em muitas cidades. Segundo o deputado, em Mogi das Cruzes, no local escolhido para a construção de uma CDP não existem muros e moram mais de cinco mil pessoas com pequenas chácaras de produção de verduras. De acordo com o deputado, a instalação de um CDP nesse local é inviável. Gondim lembrou a ocorrência de uma audiência na cidade para que se tenha consciência do local escolhido para a construção. O deputado destacou ainda a importância do tratamento de esgoto nas penitenciárias, a fim de que possíveis doenças como hepatite e DST não atinjam toda a população. (NS)



Mudança de estratégia



O deputado Olimpio Gomes (PV), comentou notícia veiculada hoje (28/4), no Jornal da Tarde, intitulada "Na folga, PMs viram alvos do crime". O deputado afirmou: "Os criminosos mudaram de estratégia, ao invés de atentados de enfrentamento com a polícia, como há três anos pelo PCC, matam de forma individual e constante. Aí vem o governo e diz que foi briga, que estavam de folga. Mesmo de folga, o policial é sempre policial." O deputado reafirmou a importância de a Secretaria da Segurança Pública e do governo Serra ficarem atentos a isso, realizando ações mais efetivas na proteção e valorização dos policiais. (MA)



Maquiavel



De acordo com Simão Pedro (PT), o jornal "Gazeta Guaçuana", que abrange toda a região de Mogi Guaçu, noticiou que durante visita, o governador Serra atribuiu ao PT e aos deputados estaduais do partido a responsabilidade pelas manifestações contra a construção de presídio na cidade de Aguaí. Simão Pedro disse que a revolta não é do PT e sim dos prefeitos e moradores, independente de partido, que não querem receber esse "presente" em seus municípios. Ele afirmou não ser contra a construção de presídios, mas entende que os projetos devem ser discutidos com a sociedade dos municípios. "O governador me parece ter agido como Maquiavel, que dizia ser importante fazer o mal de uma vez e rapidamente, enfiando goela abaixo da população suas decisões." (MA)



Amianto vilão



O deputado Marcos Martins (PT) rendeu suas homenagens ao Dia Mundial de Combate às Doenças Profissionais. Citou, entre outros, os males que o amianto tem provocado nos trabalhadores, e que os efeitos da contaminação aparecem mesmo depois de muitos anos. Solicitou que o atendimento efetuado na Fundacentro seja melhorado para responder de forma eficaz as suspeitas de contaminação, não só pelo amianto como por outros materiais. Em seguida rendeu homenagem aos trabalhadores que tombaram por doenças decorrentes de contaminação. (MA)



Maternidade em Guarulhos



Milton Flávio (PSDB) falou sobre a ampliação da Associação Beneficente Jesus, José e Maria, em Guarulhos, que segundo ele, é uma maternidade com atendimento de alta qualidade à população carente. "Tive a oportunidade de conversar com os pacientes e todos disseram que foram muito bem atendidos e respeitados", afirmou. O deputado registrou sua satisfação em saber que uma nova unidade será oferecida à população e se comprometeu a trabalhar para que isso ocorra. "Tenho a certeza absoluta que o prefeito Sebastião de Almeida estará conosco nessa luta", finalizou. (MC)



I Congresso do mandato



Vanderlei Siraque (PT) caracterizou como um grande evento o I Congresso do seu mandato, realizado no dia 26/4, em Santo André, que teve como objetivo debater temas, ouvir sugestões e preparar a prestação de contas de 2009, já que o deputado decidiu concorrer a uma vaga para deputado federal. "Organizamos 15 grupos de trabalho para discutir políticas públicas", explicou. De acordo com Siraque, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o senador Aloizio Mercadante e o prefeito de Osasco, Emidio de Souza. "Fico muito grato a todas as pessoas que participaram, foi um evento gratificante." (MC)

alesp