Deputado fala em programa sobre a Lei da Boa Visão


05/03/2008 10:35

Compartilhar:


O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, gravou sua participação no programa "Agora é Lei", que é exibido semanalmente pela TV Assembléia. O democrata falou sobre a Lei da Boa Visão, de sua autoria, cujo projeto foi aprovado no final de dezembro e sancionado pelo governo do Estado através de emenda ao Orçamento de 2008.

Participaram ainda do programa, como convidados, o secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Cláudio Miyake, e o oftalmologista Luis Cláudio Guillaumon. Ambos elogiaram a iniciativa do deputado e falaram sobre a importância da aplicação do programa da Boa Visão em todo o Estado. A lei beneficia crianças em idade escolar e pessoas com mais de 50 anos, solucionando diversos problemas oftalmológicos. Quando Galvão foi prefeito de Suzano, programa semelhante foi aplicado na cidade.

Segundo o projeto, o "Boa Visão na Escola" atenderá a todos os alunos, independente da idade, regularmente matriculados na educação básica da rede pública ou particular de ensino. "O objetivo é atender estudantes de escolas da rede estadual de ensino."Há dificuldades visuais como o estrabismo, a miopia, o astigmatismo, entre outros, que se não detectados e tratados adequadamente podem levar o aluno a um baixo rendimento escolar", lembra o deputado.

O programa "Boa Visão na Melhor Idade" atenderá todos os cidadãos acima de 50 anos, no regime de mutirão. O projeto determina ainda que a ação seja realizada através de convênio com as prefeituras municipais. "Além dos problemas visuais que podem ocorrer em qualquer idade, o processo de envelhecimento é um fator que pode levar ao desenvolvimento da catarata e glaucoma, entre outras doenças", alertou Estevam.

Às prefeituras conveniadas, caberá disponibilizar profissionais habilitados para a realização dos exames oftalmológicos, o encaminhamento ao Sistema Único de Saúde dos pacientes que necessitarem de tratamento, a organização e o gerenciamento do programa, o mapeamento dos dados obtidos pelo programa para futuros estudos e o fornecimento de armações e lentes.

De acordo com o deputado, os atendimentos deverão ocorrer nas próprias escolas para não prejudicar o andamento das aulas. O atendimento dos idosos deverá acontecer em local disponibilizado pelas prefeituras. "O Programa Boa Visão tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos, através da detecção e tratamento de doenças, inclusive com o fornecimento de armações e lentes", reforça o democrata.



egalvão@al.so.gov.br

alesp