Deputada quer garantir o acesso a pedestres na travessia Santos-Guarujá


09/04/2008 10:47

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do Estado um plano de intervenção capaz de assegurar o acesso a pedestres nas travessias entre Santos e Guarujá. Barreiras arquitetônicas afetam diretamente pessoas com deficiência física, idosos e gestantes, impedindo ou inibindo o deslocamento.

A organização não governamental Movimento Defenda o seu Lar (MDL) já acionou o Ministério Público e busca outros caminhos para regularizar a situação: denunciou o problema à deputada, que abraçou a causa: "Calcula-se que a Baixada Santista tenha cerca de 150 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Todos devem ter assegurado o direito de ir e vir" declarou Prandi.

A parlamentar protocolou Indicação na Assembléia Legislativa, dirigida ao governo do Estado, apontando a necessidade de soluções. Segundo o Movimento Defenda seu Lar, as dificuldades de acesso existem em todas as travessias. As situações mais críticas, segundo o MDL, são verificadas na travessia por catracas, na ligação com Vicente de Carvalho, e nas ´azuizinhas` da Ponta da Praia, que não possuem rampas de acesso.

Nas ´azuizinhas`, há dois grandes empecilhos: a escada do terminal e a escada da própria embarcação. "Os cadeirantes têm que ser transportados no colo. É uma situação que não pode persistir", denunciou Prandi.

A deputada solicitou à ONG que relacione todas as dificuldades em documento a ser encaminhado ao governo do Estado. Na Indicação, a deputada pede ações imediatas.

Prandi ratificou argumentos da ONG que alega que a falta de acessibilidade inibe o deslocamento e limita as possibilidades de inclusão, tanto na complementação educacional quanto no mercado de trabalho.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp