Furukawa fala sobre projeto de recuperação de presidiários em Araraquara


16/05/2001 18:30

Compartilhar:


O secretário estadual de Assuntos Penitenciários, Nagashi Furukawa, esteve em Araraquara, atendendo convite do deputado Dimas Ramalho (PPS) e do prefeito daquela cidade, Edinho Silva (PT), e garantiu que medidas preventivas já foram tomadas para suprir os chamados apagões em penitenciárias. "Há presídios que já contam com geradores de energia em suas instalações, ou seja, eles foram construídos com a previsão de uma eventual falta de energia. A Penitenciária de Araraquara tem gerador próprio, movido a óleo diesel", afirmou Furukawa. Também estiveram presentes o presidente da OAB, João Luiz Ribeiro dos Santos, o juiz de direito Silvio Moura Sales, o comandante do CPA, coronel PM Cid Monteiro de Barros, procuradores do Estado, advogados, estudantes de Direito e representantes de entidades.

Antes da cerimônia, o prefeito Edinho e Dimas trataram com Furukawa sobre a construção do novo Centro de Ressocialização de Araraquara, tema da palestra do secretário. O prefeito disse que o local escolhido para a construção fica no meio de um canavial, muito distante da área urbana da cidade, e solicitou empenho do governo para que o trecho que liga a rodovia SP-255 ao Centro de Ressocialização seja pavimentado.

Pena alternativa. O secretário Furukawa propôs a instalação de um centro para penas alternativas. "Caso a idéia se torne realidade, informa Dimas Ramalho, Araraquara será a quarta cidade no Estado de São Paulo a contar com esse serviço. Para isso, basta o juiz da Vara de Execuções Criminais e da Infância e Juventude, Silvio Moura Sales, criar uma portaria designando pessoal à Secretaria de Administração Penitenciária, uma vez que a Prefeitura bancaria um imóvel para a instalação do serviço. O Executivo se manifestou favorável à proposta e o secretario pretende tornar o projeto realidade em pouco mais de um mês."

Para o deputado Dimas, a visita de Furukawa foi bastante proveitosa, principalmente aos que compareceram à palestra. "Também serviu ao estreitamento de relações do secretário estadual com nossas autoridades interessadas no processo de recuperação dos presidiários", concluiu o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Dimas Ramalho - 3886-6840/6855)

alesp