Implantado primeiro Pólo Regional do Agronegócio

Vale do Paranapanema foi escolhido a região pioneira
30/04/2002 15:05

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Estado, João Carlos de Souza Meirelles, oficializou na sexta-feira, 26/4, a implantação do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Médio Paranapanema. A solenidade foi realizada na sede do antigo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), hoje Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), localizada na rodovia Assis-Marília (SP-333).

Além do secretário, participaram da solenidade o deputado Claury Alves da Silva (PTB); o coordenador da APTA, José Sidnei Gonçalves; o prefeito de Ourinhos, Claudemir Ozório Alves da Silva; o presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) e prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, entre outras autoridades regionais.

O coordenador da APTA apresentou inicialmente a estrutura da recém-criada agência que congrega seis institutos de pesquisa do Estado: o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que atua na área de solos, clima e lavouras; o Instituto Biológico (IB), que trabalha com a sanidade animal e vegetal; o Instituto de Economia Agrícola (IEA), especializado em economia e estatísticas do agronegócio; o Instituto de Pesca (IP), que cuida do desenvolvimento da pesca e da criação de animais aquáticos; o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), que pesquisa o processamento de produtos, desenvolvendo agroindústrias, embalagens e realizando análise de qualidade de alimentos; e o Instituto de Zootecnia (IZ), que atua na produção animal.

José Sidnei falou da importância do conhecimento para o desenvolvimento do agronegócio e Irineu Arcaro Júnior, também da APTA, coordenou o debate em torno das prioridades regionais no campo do agronegócio. Entre os itens apresentados na pauta de prioridades foi destacado o projeto Biomavale, que propõe a utilização da biomassa produzida na região para o desenvolvimento de subprodutos que hoje são importados pelo Brasil e pelos países mais ricos do mundo, como uma substância utilizada para lubrificar equipamentos de extração de petróleo.

Com o Pólo Regional, o Vale do Paranapanema passa a contar com a presença dos seis institutos de pesquisa que integram a APTA. O objetivo é que eles atuem conjuntamente para o desenvolvimento das atividades ligadas ao agronegócio na região. "O pólo será um divisor de águas na história do agronegócio de nossa região", afirmou Claury.

O deputado Claury quer viabilizar agora junto ao governo apoio à implantação do projeto Biomavale. "O projeto precisa de recursos para a montagem de laboratórios de pesquisa e outros investimentos necessários ao seu desenvolvimento", avaliou o deputado. A pedido do coordenador do projeto, Dorival Finotti, Claury deverá organizar discussões na região para difundir a idéia e ganhar adeptos.

alesp