Hospital estadual recebe certificado de qualidade


11/02/2005 17:48

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Ao participar da cerimônia de entrega de certificado de qualidade e eficiência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), vinculada ao Ministério da Saúde, ao Hospital Estadual Bauru "Dr. Arnaldo Prado Curvêllo", o médico e deputado Pedro Tobias (PSDB) ressaltou o grande número de procedimentos realizados por aquele complexo de saúde nos últimos anos. Segundo ele, o HEB fez, no ano passado, mais de 108 mil atendimentos ambulatoriais e mais de sete mil cirurgias, um acréscimo de 98% e 190% respectivamente se comparados com 2003.

Pedro Tobias também lembrou da época em que lutou para que o Hospital Estadual Bauru fosse vinculado à Unesp. "Na época recebi críticas, devido ao bairrismo, mas conseguimos viabilizar há mais de dois anos esta obra que hoje tem grande alcance social para Bauru e região. Quem sabe, daqui há um ano este hospital será um centro de referência de transplante de órgãos", previu.

O deputado aproveitou a oportunidade para agradecer publicamente o empenho do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, pela conquista do HEB. "Agradeço, em nome de Bauru e região, o esforço e o compromisso de nosso governador e do secretário Barradas em tornar este sonho em uma grande realidade".

O diretor-executivo do HEB, Emílio Carlos Curcelli, ressaltou o empenho do deputado Pedro Tobias em favor da unidade desde a fase da retomada das obras, em maio de 2001, depois de terem ficado paralisadas por quase 10 anos.

A certificação do Hospital Estadual de Bauru, de nível 1, avalia a estrutura física, sanitária e de capacitação profissional. Foi o sexto hospital estadual a receber Acreditação da ONA, um dos prêmios mais importantes do Brasil. Os outros cinco hospitais são : Pirassujara, Pedreira, Diadema, Itapevi e Sumaré. "Este certificado mostra a qualidade do hospital e o sucesso das unidades administradas por Organizações Sociais de Saúde, já que os seis hospitais estaduais premiados seguem este modelo", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Durante a cerimônia, o governador Geraldo Alckmin também assinou a renovação do contrato com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) que administram os hospitais estaduais. No ato foram liberados R$ 739,5 milhões que beneficiarão dezesseis hospitais de 16 cidades diferentes. Este montante somará 3.274 novos leitos espalhados pelo Estado e será distribuído em doze parcelas ao longo do ano. Na ocasião, o governador também conheceu a Unidade de Queimados do HEB e a capela ecumênica.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp