Dia 26 de junho marca combate às drogas na escola


30/06/2008 10:28

Compartilhar:


Foi decretada no dia 8/4 a lei que institui o Dia de Conscientização do Combate às Drogas na Escola, que será comemorado, anualmente, em 26 de junho, mesma data que marca o Dia Internacional do Combate às Drogas. A lei, originada a partir de projeto do deputado José Bittencourt (PDT), vem reforçar a importância do tema. Por ocasião da comemoração, devem ser realizadas atividades didáticas a respeito dos problemas das drogas ilícitas, na rede pública escolar. O objetivo é alertar crianças e adolescentes sobre o mundo das drogas e suas conseqüências.

Bittencourt enfatiza ainda que a data foi inscrita no calendário oficial de eventos e adotada de maneira didática na rede pública de ensino, gerando uma série de atividades paralelas, tais como palestras, exposições, exibição de material audiovisual e pesquisas escolares. Professores deverão recordar o histórico do combate às drogas no país e no mundo e falar dos malefícios que as drogas trazem à sociedade. Serão prestadas homenagens em nome das pessoas que sofreram com a perda de entes queridos no mundo das drogas e daqueles que se recuperaram, mas que foram lesados de alguma forma.

A disponibilidade das drogas nas portas das escolas é um fator que desperta a curiosidade dos jovens. A magnitude do problema pode ser verificada, nas últimas décadas, através de proporções tão graves que se transformou num grande desafio de saúde pública no país. Esse contexto é refletido em outros segmentos da nossa sociedade por sua relação comprovada no aumento do número de acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp