Litoral Norte receberá ambulâncias do governo federal


29/03/2010 19:07

Compartilhar:


O Litoral Norte receberá 11 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). A cidade de São Sebastião receberá quatro, Caraguatatuba e Ubatuba três cada, e Ilhabela, uma. As unidades fazem parte do lote de 650 ambulâncias que o presidente Lula entregou na última quinta-feira, 25/3, em Tatuí, cidade da região de Sorocaba. Ao todo, o Estado de São Paulo receberá 117 ambulâncias do Samu/192 na primeira remessa dessa etapa de entrega.

"O presidente têm compromisso com a vida e por isso investe pesadamente na área da saúde com a entrega de mais esse grande lote de ambulâncias do Samu", disse na ocasião o deputado Carlinhos Almeida, que acompanhou Lula na entrega das ambulâncias em Tatuí.

As 650 ambulâncias entregues pelo presidente Lula integram a primeira remessa de um total 2.312 adquiridas pelo governo federal. Até agosto serão entregues todas as unidades, o que deverá beneficiar também cidades do Vale do Paraíba. O investimento para a compra dessas 2.312 ambulâncias foi de R$ 256,4 milhões. Para que os municípios façam a manutenção do serviço, o governo federal repassará R$ 97,5 milhões por ano.

Com as 117 unidades encaminhadas, o Samu/192 passará a ter uma cobertura de 70,17% no Estado, atingindo cerca de 30 milhões de pessoas. São Paulo é o Estado que receberá o maior número de ambulâncias nessa primeira remessa. Com os novos veículos, a frota paulista aumentará em 42,2% e chegará a 394 veículos.

Todas as ambulâncias entregues são de Suporte Básico de Vida (USB). Nas próximas remessas, o Ministério da Saúde distribuirá veículos de Suporte Avançado de Vida (USA), conhecidos como UTIs móveis.



carlinhos@carlinhos.org

alesp