Da Tribuna


25/05/2011 18:27

Compartilhar:


Escândalo em Campinas



Pedro Tobias (PSDB) disse que esteve nesta terça-feira, 24/5, na prefeitura de Campinas, para acompanhar denúncias envolvendo o prefeito do município, Hélio de Oliveira Santos (PDT) e a chefe de gabinete Rosely Nassim Jorge Santos, entre outros suspeitos de participação em esquema de fraudes em licitações na prefeitura. Tobias lamentou o episódio e afirmou que é preciso investigar as denúncias e punir, se necessário. "O povo paulista enxerga quem governa, quem realmente faz", concluiu. (DK)



Escândalo em Campinas 2



Sobre as acusações envolvendo o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), do município de Campinas, Enio Tatto (PT) comentou ser favorável às investigações, mas pediu que "não se faça uso político desse caso". Segundo Tatto, três vereadores da bancada do PT assinaram o pedido de abertura de CPI para investigar as denúncias em Campinas, sendo assim Tatto solicitou que os deputados das bancadas do PSDB e do DEM do Legislativo paulista tenham a mesma postura. "Precisamos de apenas uma assinatura para abrir a CPI dos Pedágios. Por que ninguém assina?", questionou. (DK)



Escândalo em Campinas 3



Marco Aurélio (PT) parabenizou os vereadores do PT pela iniciativa de recolher assinaturas para abertura de CPI, com a finalidade de averiguar denúncias de corrupção na prefeitura da cidade de Campinas. Comentando o discurso do deputado Pedro Tobias (PSDB), Aurélio pediu que ele "convença a bancada do PSDB a assinar CPIs na Assembleia Legislativa", por exemplo, a CPI dos Pedágios. O parlamentar ainda criticou o governo do Estado por não ter cumprido o prazo estipulado, 15/5, de repasse de recursos às famílias do município de Jacareí, que tiveram suas casas destruídas pelas fortes chuvas no início deste ano. (DK)



Setor da educação



Lembrando episódio ocorrido em escola pública no bairro do Realengo (Rio de Janeiro), Marcos Martins ressaltou a importância do PL 441/2007, de sua autoria, que dispõe sobre atendimentos de psicologia e assistência social nas escolas públicas de educação básica. Martins também comentou que os professores das Etecs e Fatecs estão em greve devido às péssimas condições de trabalho. "Esses problemas têm causado transtornos aos professores e aos alunos. Temos o dever de cobrar e fiscalizar o Executivo", afirmou. (DK)



Greve



Luiz Claudio Marcolino (PT) leu carta dos representantes de funcionários das Etecs e Fatecs, sobre a greve desses trabalhadores em razão das perdas salariais e falta de benefícios. De acordo com o parlamentar, desde 2006 os funcionários não têm reajuste salarial. "Eles estão sendo ignorados pelo governo". Os representantes vieram à Casa para participar de audiência pública na Assembleia sobre a situação do Centro Paula Souza. (DV)



Vetos



Vitor Sapienza (PPS) elogiou a atuação do presidente da Assembleia, Barros Munhoz, no processo de votação do PLC 6/2005, que reorganiza a Região Metropolitana de São Paulo. Depois de enaltecer a atitude do presidente, Sapienza lembrou a grande quantidade de vetos na pauta da Casa e pediu ao presidente que os coloque em apreciação. Para o deputado, esse alto número depõe contra a função do Legislativo e causa um desânimo geral. Para ele, o assunto deve ser discutido nas reuniões dos líderes. (DV)



Educação



Welson Gasparini (PSDB) reconheceu o baixo valor dos salários pagos aos professores e defendeu a implantação de um plano de carreira e de reajuste salarial para a categoria. Gasparini disse que os jovens têm que retomar o interesse pelo magistério. Em seguida, criticou o Poder Judiciário e o responsabilizou pela ideia de corrupção generalizada que a população tem acerca dos políticos. Para o deputado, a impunidade permite escândalos seguidos, que nunca são resolvidos. (DV)



CPI da Pedofilia



Ed Thomas (PSB) contou que participou da CPI da Pedofilia e disse que alguns avanços contra o crime foram feitos, mas a maior arma ainda é a denúncia. Segundo o deputado, a pedofilia é, na maioria das vezes, um crime doméstico, mas também facilmente disseminado na internet. "Policiais têm se infiltrado nas redes para tentar chegar até os criminosos, mas isso ainda é pouco". Ele também discorreu a respeito da reorganização da Região Metropolitana de São Paulo, lembrando que é preciso discutir a criação de regiões metropolitanas no interior. (DV)



Reajuste salarial



Carlos Grana (PT) comentou a realização de audiência pública na Assembleia com a presença dos servidores das Fatecs e Etecs, considerando importante receber esses funcionários que lutam por benefícios e reajuste salarial para a categoria sem revisão salarial desde 2006. "No período eleitoral souberam destacar a importância dessa categoria e sua influência na formação dos jovens", afirmou Grana. (DV)



Cidades interioranas



"No passado, tivemos o êxodo rural. Agora, temos o êxodo urbano (quando a população deixa a cidade grande)", comentou Ed Thomas (PSB), referindo-se aos problemas da cidade de São Paulo, como o intenso fluxo de carros. O deputado sugeriu que as indústrias não se concentrem apenas nas metrópoles, mas se instalem nas cidades interioranas. Thomas citou o PL 447/2011, que cria o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Oeste Paulista (10ª Região Administrativa), e pediu que o Estado olhe para o interior. "Vamos discutir as questões relacionadas às cidades do interior paulista para poder melhorar a vida dessas pessoas", disse. (DK)



Região Metropolitana de São Paulo



Carlos Grana (PT) comentou projeto, de sua autoria, que dispõe sobre a aquisição de alimentos do programa Restaurante Popular Bom Prato: 30% devem ser provenientes da agricultura familiar. "Deve haver um equilíbrio entre os diversos segmentos da nossa agricultura", defendeu. Ele ainda se mostrou insatisfeito com decisão acerca da criação da Região Metropolitana de São Paulo. "Para a sociedade civil, foi reservado apenas um espaço no Conselho Consultivo e não no Conselho Deliberativo", lamentou. (DK)



Transporte ferroviário



Jooji Hato (PMDB) citou vários dados referentes ao transporte ferroviário, por exemplo, que "cada milhão de tonelada de produtos transportada pela ferrovia, evita 80 mil viagens de caminhão para o mesmo transporte". O parlamentar pediu ainda que haja maior investimento em ferrovias e sugeriu que seja construída uma linha de trens entre os municípios de Itaquaquecetuba e Santos. "É um investimento de R$ 120 milhões, mas vale a pena. Essa medida vai diminuir o trânsito de caminhões na cidade de São Paulo", defendeu. (DK)



Pronto-atendimento



Luiz Carlos Gondim (PPS) afirmou que o transporte por linhas ferroviárias, usado em muitos países, é mais barato que o transporte por caminhões, usado no Brasil. Para ele, o governo tem que implantar o sistema ferroviário. Parabenizou o governador Geraldo Alckmin pela inauguração do novo serviço de Pronto-Atendimento 24 horas em Biritiba Mirim. "Vai ser um salto para a cidade", declarou o deputado. O PA será responsável por atendimentos de urgência e emergência para os moradores de Biritiba-Mirim, Salesópolis, Mogi das Cruzes e Bertioga. (DV)



Sacolas plásticas



Welson Gasparini (PSDB) defendeu a substituição de sacolas plásticas por embalagens renováveis. De acordo com o deputado, esse material novo foi desenvolvido através de estudos e pesquisas, para ser usado como tecnologia alternativa para diminuir impactos ao meio ambiente. Para o deputado, o governo deveria incentivar essa substituição, já que é alto o consumo de plástico no Brasil, material que demora de 200 a 400 anos para se decompor. (DV)

alesp