Bagaço da cana-de-açúcar pode ser utilizado para gerar energia, diz Siraque


24/05/2001 15:51

Compartilhar:


Essa é uma das 47 propostas de emendas à LDO do deputado estadual Vanderlei Siraque (PT)

Incentivar a co-geração de energia a partir da utilização do bagaço da cana-de-açúcar. Essa foi uma das 47 emendas (ver quadro completo abaixo) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2002, que o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT) protocolou na terça-feira, 22/5, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. "Com essa crise temos de buscar meios alternativos de captação de energia e o bagaço da cana tem um grande potencial energético. Além disso, o setor sucroalcooleiro desempenha um papel fundamental na economia paulista, empregando direta e indiretamente meio milhão de pessoas e representando 65% da produção nacional de açúcar e álcool", disse.

Entre as outras emendas apresentadas, duas contribuem para a geração de emprego. Uma solicita incentivo para a criação de cooperativas populares, através do Banco do Povo, e a outra busca firmar convênio com esse tipo de cooperativa para prestação de serviços gerais em 5.700 escolas da área urbana.

Na área da segurança pública, Siraque quer a ampliação do efetivo da polícia militar de 83.600 homens para 100 mil homens. Outra proposta é colocar em pleno funcionamento as Delegacias de Polícia de Investigação sobre Entorpecentes, que ainda estão fora de atividade. Em outra emenda, o deputado pede a ampliação do serviço de ronda escolar através da aquisição de viaturas e deslocamento de efetivo para atuar especificamente na área. Ele solicita, ainda, a criação, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, da Delegacia da Criança e do Adolescente.

Já na área da Saúde, Siraque fez uma emenda pedindo a reativação de 350 leitos no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Em outras emendas, pede a capacitação de profissionais na área de atendimento a adolescentes grávidas, além da ampliação de 15% das internações nos hospitais públicos, particulares e filantrópicos, conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para melhorar a qualidade de ensino, Siraque protocolou emenda solicitando a capacitação de 20% dos professores de ensino fundamental para atuarem em laboratórios de informática. Ainda na área da educação, o deputado pediu a ampliação de mais 30% do número de vagas nos cursos de suplência do ensino médio e de mais 50% no ensino fundamental. O deputado também solicitou um aumento de 4% na capacidade de vagas na rede pública de ensino.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Vanderlei Siraque - 3886-6865/6866)

alesp