Câmeras de vídeo podem auxiliar no combate à violência

Lei que autoriza convênios com prefeituras ainda não foi regulamentada
07/05/2002 16:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O aumento da criminalidade na Grande São Paulo e no interior reacendeu a discussão sobre o uso de sistemas de vídeo para vigiar locais públicos. Desde 1998, lei de autoria do deputado Campos Machado (PTB) permite ao Estado firmar convênios com prefeituras para a instalação de câmeras de vídeo em locais onde o índice de violência é alto, como cruzamentos e áreas de grande concentração humana, por exemplo.

A lei precisa ser regulamentada pelo governador Geraldo Alckmin, que recentemente atendeu pedidos do secretário da Educação, Gabriel Chalita, e mandou instalar câmeras nas escolas públicas. O mesmo procedimento poderia ser adotado nas vias públicas.

Campos Machado observa que o monitoramento eletrônico não só inibe a ação criminosa como facilita a investigação e a identificação dos bandidos, além de liberar o efetivo policial para patrulhar áreas afastadas da cidade. Alguns bairros da capital - como o Morumbi - e mesmo cidades do Interior tomaram a iniciativa de adotar o sistema. Em Vinhedo, por exemplo, a iniciativa contribuiu para a redução do índice de roubos de automóveis. A Inglaterra investiu recentemente 80 milhões de dólares num sistema integrado de câmeras de vídeo em locais públicos, e Nova York fez o mesmo nos táxis.

alesp