Presidente da Codesp concorda em promover amplo seminário para discutir insegurança no Porto


20/05/2005 12:54

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A insegurança no Porto de Santos, onde três trabalhadores perderam a vida somente este ano, será tema de amplo seminário a ser organizado pela Codesp. A realização foi proposta pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e aceita pelo presidente da Codesp, José Carlos Mello Rego, com quem a parlamentar manteve audiência, na última segunda-feira, 16/5.

O seminário reunirá a Codesp, o Ministério Público, a Delegacia Regional do Trabalho, a Fundacentro, a Capitania dos Portos e os sindicatos das categorias de trabalhadores portuários. Também serão convidados o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários) e o OGMO (Órgão Gestor de Mão-de-Obra).

"A proposta é unir todos num grande esforço para acabar com a rotina de acidentes no Porto de Santos. Só este ano houve três mortes trágicas, em fevereiro, março e na última sexta-feira", lamenta Maria Lúcia.

A deputada pediu a audiência com o objetivo específico de discutir a insegurança. "O encontro já estava marcado quando fomos surpreendidos pela morte trágica de mais um portuário", lamenta Maria Lúcia. O estivador Armando Gonçalves do Santos Souza, de 31 anos, não teve nem mesmo a chance de ser socorrido. Quando trabalhava a bordo do navio Santos Express, caiu do alto de três contêineres. Seu corpo só foi encontrado no início da tarde de domingo.

A cada acidente com vítima fatal ou feridos graves, a deputada aciona o Ministério Público para que participe das investigações. Foram mais de 30 ocorrências nos últimos anos.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp