Aumento recorde do desemprego


29/04/2009 18:32

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) comentou nesta quarta-feira, 29/4, na tribuna da Assembleia Legislativa, pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Fundação Seade que indicam aumento recorde de desemprego em março.

De acordo com o instituto, foram registrados, em março, 3,01 milhões de desempregados em seis regiões metropolitanas do país - Belo Horizonte, Distrito Federal (Brasília), Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo -, o maior número registrado desde 1985, quando esse indicador foi criado. De fevereiro até março o número de desempregados nessas regiões passou de 13,9% para 15,1%.

Para o deputado, os números são alarmantes, apesar das medidas positivas que foram tomadas. De acordo com ele, o principal obstáculo para a reanimação da economia continua sendo a taxa de juros alta, "não apenas a Taxa Selic, mas o spread (diferença entre os custos de captação do dinheiro e a taxa de empréstimo oferecida pelos bancos)".

As maiores vítimas, segundo o deputado, são as pequenas e médias empresas, que têm como único recurso a captação de empréstimos junto aos bancos. Zaia denunciou ainda as altas taxas de juros cobradas pelo cheque especial. "Não podemos abrandar a luta pela recuperação da economia, achando que a situação está melhorando, que o pior já passou. Precisamos continuar atentos e implementar as medidas necessárias para atenuar a crise", afirmou.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp