Deputado é contra despejo de famílias na serra do Itapety


18/02/2008 10:32

Compartilhar:


O deputado Marco Bertaiolli (DEM) se reuniu na manhã da última sexta-feira, 15/2, com representantes e moradores do bairro do Botujuru, que estão sob ameaça de despejo. Estão nesta situação cerca de 70 famílias que construíram suas casas no bairro do Beija-Flor, ao pé da serra do Itapety, muito antes de entrar em vigor a Lei de Proteção Ambiental.

"Não podemos considerar irregular uma ocupação que teve início antes de a legislação entrar em vigor. Além disso, não são residências de lazer. São dezenas de pessoas que ali vivem há mais de 50 anos; alguns, inclusive, sobrevivem da agricultura familiar", destaca o deputado.

Bertaiolli fez questão de participar do encontro ocorrido na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Ressaltando que em nenhum momento é contra as leis de proteção ao meio ambiente nem defende as ocupações irregulares, ele salienta que é necessário analisar caso a caso.

"Obviamente, os órgãos de defesa do meio ambiente precisam trabalhar para combater as invasões, precisam estar atentos à preservação da serra do Itapety, um dos nossos maiores patrimônios. Mas não é justo despejar cerca de 70 famílias, que construíram suas casas muito antes de existir a lei", destacou o parlamentar. Ele se colocou à disposição daqueles moradores, de ambientalistas e dos representantes dos órgãos públicos para discutir o problema, inclusive promovendo as mudanças necessárias na legislação junto à Assembléia Legislativa.

Na opinião do deputado, é fundamental analisar cada residência. "A construção de uma casa de lazer na serra ou em qualquer outro local de proteção ambiental obviamente deve ser condenada. Também precisamos coibir qualquer outro tipo de invasão nessas áreas pelas populações com menor poder aquisitivo. O que não podemos fazer é jogar 70 famílias na rua, destruindo toda uma história de vida. É preciso aliar a isso tudo algo muito importante, que é a justiça social", afirmou Bertaiolli.



mbertaiolli@al.sp.gov.br

alesp