Presidente da Assembléia Legislativa participa de lançamento do Programa Pró-Trator


01/12/2008 16:28

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, participou, nesta segunda-feira, 1º/12, do lançamento do Programa Pró-Trator, realizado na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O programa é desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e o Banco Nossa Caixa, agente financeiro do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), órgão responsável pela execução do programa. Por meio deste, os agricultores paulistas poderão financiar tratores de última geração a juro zero e terão até cinco anos para pagar. Para participar, devem ter renda agropecuária anual de até 400 mil reais que deve representar no mínimo 80% da renda bruta anual. O programa beneficiará, dessa forma, os pequenos e médios produtores.

O secretário da Agricultura e Abastecimento João de Almeida Sampaio Filho fez a apresentação do programa, destacando que, além de o Estado subsidiar os juros, haverá carência de até três anos para pagar. Salientou que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), numa demonstração de efetiva parceria, oferecerá tratores com desconto médio de 20%. Segundo o secretário, o subsídio dos juros, juntamente com o desconto oferecido nos tratores, proporcionará um ganho superior a 30% ao agricultor paulista.



Juro Zero

Os recursos oriundos da Nossa Caixa são de 400 milhões de reais aos quais o governo acrescerá outros 100 milhões, garantindo o juro zero, explicou João Sampaio. Ele revelou, ainda, que o produtor poderá escolher entre seis fabricantes, o que é inovador em programas desse tipo. "É só o começo. Vamos trabalhar para ampliar o programa no sentido de incluir os implementos. Assim, o agricultor poderá alcançar mais produtividade e rentabilidade, gerando mais emprego e renda e tornando o nosso Estado cada vez mais competitivo", concluiu o secretário.

"Há um encanto do produtor rural quando vê sua lavoura prometendo uma boa safra", afirmou o presidente Vaz de Lima, acrescentando que "ou investimos no agronegócio ou o Brasil e o resto do mundo passarão fome". Ele destacou o caráter inédito desta iniciativa do governo paulista e lembrou que a Assembléia Legislativa possibilitou esse avanço ao aprovar o FEAP. "Sou um entusiasta de novas tecnologias. A agricultura recebendo tais inovações gerará muitos ganhos ao nosso Estado", opinou. "Com boas atitudes iremos vencer a crise que se avizinha e fazer a sociedade viver melhor", concluiu.

Em entrevista, Vaz de Lima elogiou a iniciativa pioneira do governador José Serra e disse que ela é extremamente importante para o País. "É um equívoco achar que, por ser um Estado industrializado, São Paulo independe da agricultura. Isso não é verdadeiro. O agronegócio em São Paulo é muito forte, tem diversidade, gera muito emprego, gera muita renda. Tem muita gente envolvida", afirmou.

"Uma ação como esta tem de ser prestigiada, porque pode servir de exemplo para todo o Brasil. Tenho grande esperança de que isso possa ser exportado para outros Estados, e que não fique apenas na teoria, no discurso de que se incentiva a agricultura, a pecuária, o agronegócio, mas que aconteça na prática, como estamos fazendo aqui; que isso possa chegar lá na base e de fato ajudar o pequeno agricultor, o médio agricultor", completou o presidente da Assembléia.



Compuseram, também, a mesa da solenidade, o presidente da Nossa Caixa, Milton Luis de Melo Santos, o vice-presidente da Anfavea, Gilberto Zago, e o deputado federal e ex-secretário da Agricultura, Duarte Nogueira. A solenidade contou com a presença de representantes dos produtores rurais e dos fabricantes automotivos.

Foram assinados, no final do evento, o convênio celebrado entre o Estado de São Paulo e a Nossa Caixa e a resolução que estabelece as normas complementares necessárias à execução do programa.

alesp