Deputados canadenses visitam Assembléia e defendem maior integração com o Brasil

DA REDAÇÂO (com fotos)
06/05/2002 18:45

Compartilhar:


Uma comitiva de deputados canadenses visitou a Assembléia Legislativa de São Paulo nesta segunda, 6/5. O grupo, representante da comissão de relações internacionais do parlamento do Canadá, foi recebido pelo quarto secretário da Mesa Diretora da Casa, deputado Gilberto Nascimento (PSB), que manifestou interesse pelo incremento das relações comerciais entre o Brasil e o Canadá, particularmente no campo do turismo.

De acordo com o deputado Marc Harb, de Ottawa, o objetivo principal da comitiva canadense no Brasil é reforçar o relacionamento político e comercial entre os dois países. "Queremos dialogar com representantes da sociedade brasileira sobre temas como a Associação de Livre Comércio das Américas (Alca) e o futuro das nossas relações", disse ele.

Para Harb, Canadá e Brasil têm muito em comum e podem encontrar um eixo de colaboração efetiva para alcançarem seus objetivos no plano internacional. Segundo o deputado, ambos os países encontram-se em estágios de desenvolvimento tecnológico semelhantes, possuem o mesmo grau de poder no contexto internacional e são desprovidos de qualquer pretensão imperialista. "Somos potências médias", resumiu.

O secretário da Comissão de Comércio Exterior do parlamento canadense, deputado Pat O''Brien, afirmou que o grupo, integrado por parlamentares de vários partidos, não traz nenhuma proposta fechada, mas pretende conhecer o ponto-de-vista brasileiro. Para isso, deve se encontrar nos próximos dias com políticos, líderes sindicais, empresários e dirigentes de ONGs. A comitiva estava acompanhada pelo cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Jean-Michel Roy.

alesp