Iguape vai ganhar plano para restauração de imóveis histórico


22/05/2007 16:28

Compartilhar:


Cidade paulista com maior quantidade de imóveis tombados (67) pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) de São Paulo, Iguape vai ganhar um plano de restauração para edificações históricas. Um estudo preliminar deve ser apresentado em junho e está a cargo das empresas Formarte e Concrejato, especializadas em obras de restauro e preservação. As empresas atuaram, por exemplo, na recuperação da Catedral da Sé e da Capela de São Miguel Paulista, na capital, e do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.

Na segunda-feira, dia 14/5, o deputado Samuel Moreira (PSDB) levou ao município dois especialistas das empresas, Rosana Delellis e Ronaldo Ritti Dias. Juntamente com o prefeito Ariovaldo Trigo Teixeira, o secretário de Cultura Carlos Jr. e a vereadora Eleni Szozda, eles percorreram o Centro Histórico de Iguape, que conta, ainda, com mais 220 imóveis com possibilidade de tombamento. Além da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape e da Escola Municipal Vaz Caminha, o grupo visitou o Sobrado dos Toledo e o Correio Velho, ambos imóveis do início do século XVIII, auge do ciclo do arroz na região. "Estes dois prédios estão em situação bastante delicada, porque apresentam problemas de estrutura, e devem ser os primeiros beneficiados com o plano de restauração", afirma Samuel Moreira.

Para o deputado, no entanto, esse é o primeiro passo e não impede que outros pontos sejam incluídos posteriormente. "O importante é que possamos dar início, o mais rápido possível, ao resgate da memória da cidade e devolver esses patrimônios à população, para que ela possa usufruir a sua história, por intermédio de equipamentos de cultura e lazer, por exemplo. Esse, aliás, é um aspecto muito interessante, pois o plano vai prever a restauração e utilização do espaço pela comunidade", diz.

smoreira@al.sp.gov.br

alesp