África tem semana de reconhecimento


25/05/2004 16:41

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Almeida

Desde esta segunda-feira, 24/5, o reconhecimento aos povos africanos pela a contribuição na formação étnica, cultural e histórica da sociedade brasileira está sendo celebrado em uma semana especial intitulada Semana de Solidariedade aos Povos Africanos. O evento se estende até quinta-feira, 27/5, com debates, apresentações culturais, atos e sessões solenes, sempre com a presença de estudantes africanos, antropólogos, cônsules, embaixadores e representantes dos governos estadual e federal.

Na segunda-feira, 24/7, Assembléia Legislativa realizou uma sessão solene, com a participação do cônsul da República Federativa da Guiné Bissau, Tcherno N'Djai; estudantes africanos e representantes do Itamaraty. O evento teve apresentação cultural de tambores africanos, da Casa de Cultura Tainá.

Nesta terça-feira, 25/5, a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, representantes do governo estadual e do Ministério de Relações Exteriores reuniram-se para um ato comemorativo pelo Dia da África, no Auditório Teotônio Vilela. A programação segue com a abertura da exposição de esculturas africanas do Instituto Cultural Babá Toloji, maior acervo da América Latina.

No espaço Heróis de 32, da Assembléia Legislativa, realiza-se, ainda, feira de livros com abordagem africana, palestras e apresentação da orquestra do Projeto Guri.

A Semana faz parte das comemorações do Dia da Libertação da África, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1972. No Estado de São Paulo, a data foi instituída pela lei 11.549, de autoria do deputado estadual Sebastião Arcanjo (PT), que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial.

A Semana de Solidariedade aos Povos Africanos está sendo realizada numa parceira entre movimentos negros, Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, Instituto Cultural Babá Toloji, Fórum África e Petrobrás.

tiaopt@al.sp.gov.br

alesp