Convênio para revitalização do Valongo, em Santos


29/02/2008 16:58

Compartilhar:


O deputado Luciano Batista participou na tarde de quinta-feira, 28/2, da formalização do convênio para revitalização da área portuária do Valongo. O documento foi assinado pela Secretaria Especial de Portos (SEP), a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a prefeitura de Santos, com a presença do ministro Pedro Brito.

O convênio visa a implementação conjunta do plano de revitalização de áreas portuárias e sua integração com áreas urbanas, compreendendo os armazéns 1 a 8, espaços anexos e sistemas viários fronteiriços. Dentro de 90 dias, a prefeitura apresentará um programa geral de ocupação da área a ser revitalizada.

"O Centro Histórico de Santos não merece conviver com esse abandono da área portuária. O projeto prevê o uso do espaço para atividades diversas, sem que haja prejuízo para a movimentação do porto", destacou Luciano Batista. "Nada mais justo do que uma área abandonada pelo porto ser aproveitada pelo município".

A prefeitura elaborou o projeto Marina Porto de Santos, que prevê a instalação de conjunto que vai agregar atrações turísticas, culturais, educacionais, de lazer e centro empresarial. A idéia é promover atividades que qualifiquem Santos como atração turística internacional, gerem empregos e renda e ainda propiciem a real integração do cidadão santista com o porto.

O projeto inclui um complexo náutico, turístico e empresarial com terminal de passageiros, marina pública, área para manutenção e construção naval, pólo de pesquisas oceanográficas, museu, restaurantes, bares, espaços para shows e escritórios, além de centros de pesquisa e treinamento voltados à atividade portuária.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp