Codesp não foi consultada sobre ponte Santos-Guarujá


04/03/2010 16:09

Compartilhar:


Em pronunciamento feito quarta-feira, 3/3, no plenário da Assembleia Legislativa, Fausto Figueira (PT) informou que até agora nenhuma proposta de construção da ponte Santos-Guarujá, obra anunciada pelo governo de São Paulo, foi encaminhada à Codesp para análise. A direção da empresa, contatada pelo deputado, informou que sabe da ponte apenas pelos jornais.

"É absolutamente inaceitável fazer um projeto sem consulta e aprovação da Codesp", disse o parlamentar. Esta semana ele participou de audiência pública realizada pela prefeitura de Guarujá para apresentação do novo traçado da ponte elaborado pela administração municipal como alternativa ao projeto preliminar do governo paulista.

Fausto deixou claro que é favorável à construção da ligação seca entre Santos e Guarujá. "O urbanista Prestes Maia já falava nessa ligação em 1947. Só que quando se anuncia uma obra como essa é preciso que efetivamente se discuta com todos os atores e que ela se transforme em realidade, não em factóide político. O empreendimento exige licenciamento ambiental e licitação, e, infelizmente, nem há tempo hábil para isso acontecer neste ano".

Segundo o deputado, o projeto não existe. "O que existe é um traçado que foi aperfeiçoado pela prefeitura de Guarujá para minimizar a cicatriz urbana que a obra fará na cidade. A nova ponte tem importância inquestionável para a região e principalmente para Guarujá, avalia Fausto Figueira, ressalvando que é fundamental analisar todos os aspectos da obra.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp