Projeto da RM do Vale do Paraíba será apresentado na sexta-feira


20/09/2011 09:25

Compartilhar:


O secretário de Negócios Metropolitanos, Edson Aparecido, apresenta nesta sexta-feira, 23/9, o projeto de lei do governo do Estado que prevê a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O evento será no auditório da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São José dos Campos, às 11h, e contará com a presença do deputado Afonso Lobato (PV), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba e um dos incentivadores do processo da região metropolitana.

O texto deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa até o final deste mês. "Vamos pedir que o projeto seja votado em regime de urgência e num período de 45 dias devem ser realizadas outras audiências públicas na região", disse Lobato.

A ideia é reunir membros do governo e lideranças do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte para explicar como deve funcionar a estrutura da nova RM e as vantagens que ela trará para o desenvolvimento integrado dos 39 municípios da região.

O deputado espera que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba seja aprovada ainda em 2011, a tempo de ser incluída na peça orçamentária do Estado de 2012.

"A criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba será uma forma mais ágil para executar projetos estratégicos. Hoje, o Vale do Paraíba é a região que mais contribui com arrecadação de impostos, mas a contrapartida não vem na mesma proporção", afirma o parlamentar. (mlf)



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp