Da Tribuna


02/02/2012 18:59

Compartilhar:


Poupatempo fixo no ABC



José Bittencourt (PSD) fez cobrança à Cetesb para que seja feita análise de área em que existia a empresa Rhodia Química em Santo André, onde será iniciada a construção do poupatempo fixo da cidade. Pelas informações do deputado, o terreno apresenta problemas de contaminação por substâncias químicas e, segundo José Bittencourt, sem o diagnóstico não é possível começar a obra. Para o parlamentar, o poupatempo fixo de São Bernardo está congestionado e o de Santo André irá atender São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e região. "O povo do ABC precisa desse equipamento", comentou. (IR)



Pinheirinho 1



Marco Aurélio (PT) falou sobre a desocupação do bairro do Pinheirinho em São José dos Campos. Para o parlamentar, os moradores da região não têm qualquer apoio da Justiça. O deputado disse ter acompanhado a ação policial e, segundo ele, presenciado o desrespeito às pessoas. Marco Aurélio fez pedido de CPI para a apuração dos "abusos" ocorridos na operação do Pinheirinho. "Precisamos saber quem é culpado para que seja punido", comentou. (IR)



Big Brother Brasil: desserviço à sociedade

Carlos Cézar (PSB) se manifestou contra o programa televisivo de reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo. Para o parlamentar, a atração presta um desserviço às famílias brasileiras. "A Rede Globo é séria e possui forte influência sobre a população, já que, segundo informações, 98,4% do território nacional tem acesso à rede". O parlamentar considera a emissora referência em termos de novelas, telejornais e prestação de serviços à população. "O programa suja e mancha a imagem da Rede Globo", comentou. "É de causar indignação. Esse reality show em nada contribui para os telespectadores". (IR)



Pinheirinho 2



Samuel Moreira (PSDB) falou sobre o trabalho da Polícia Militar. Para ele, não se deve confundir a presença da polícia com truculência ou excesso. O deputado esclareceu que a PM estará presente para fazer cumprir eventual determinação judicial e deu o exemplo do acontecimento da USP em que um estudante foi baleado por assaltantes dentro do campus. "Houve solicitação para que a PM agisse no campus para proteger os alunos", lembrou. Samuel Moreira disse não tolerar excessos e que as leis e regras são para todos. Para finalizar o discurso, o parlamentar falou sobre a ação do Pinheirinho. "O governo está dando auxílio aluguel para as famílias do Pinheirinho, inclusive às que têm outro imóvel", comentou. (IR)



Drogas



Jooji Hato (PMBD) iniciou sua fala desejando que neste ano projetos importantes sejam aprovados e lembrou as ações ao longo do ano passado realizadas pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O deputado afirmou que as recentes ações do governo estadual na região da Cracolândia foram influenciadas, entre outras coisas, pelos trabalhos e levantamentos realizados pela frente. Hato lembrou alguns momentos importantes, como o encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, onde se discutiu ações de combate às drogas. "Precisamos de mais providências para diminuir o sofrimento das famílias", completou. (DA)



Hospital Sorocabana



Luiz Cláudio Marcolino (PT) comentou a atual situação do Hospital Sorocabana, após ler a resposta da Procuradoria Geral do Estado ao Requerimento 182/2011, que solicitava informações em relação à interrupção das atividades do hospital. Segundo o parlamentar, o hospital entrará em funcionamento até março de 2013, "foi uma grande luta e agora a população teve uma grata surpresa", disse. Marcolino lembrou alguns acontecimentos do ano passado envolvendo o caso e também exibiu um vídeo sobre o ato público pela reabertura do hospital, realizado no dia 27/8/2011. "É importante quando a população percebe seus direitos e busca alcançá-los". (DA)



Pinheirinho 3



Eu acompanhei durante muito tempo esse caso e lamento o desfecho e a forma como foi realizado, afirmou Ênio Tatto (PT), ao falar sobre a desocupação da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos. O parlamentar comentou a audiência pública realizada nesta segunda-feira, 2/2, em São José dos Campos: "Foi importante, pois os moradores foram ouvidos". O deputado afirmou que as medidas de amparo devem ser tomadas com antecedência para evitar que determinadas situações, como as que ocorreram no Pinheirinho, não se repitam. "Esse caso foi um dos mais graves de todos os tempos. Precisamos nos antecipar e ter boa vontade para resolver os problemas sem violência" argumentou. (DA)



Pinheirinho 4



Marco Aurélio (PT) contou ter participado de ato, em São José dos Campos, realizado com o intuito de prestar apoio e solidariedade aos moradores do Pinheirinho. De acordo com o parlamentar, as pessoas que residiam na região estão pelas ruas ou em terríveis abrigos. Aurélio criticou o governo estadual e questionou porque não foi providenciado o pagamento do aluguel antes da ação de desapropriação. Também acusou Alckmin de ter ignorado ordem judicial federal. O deputado ainda falou a respeito de oportunismo eleitoral. "Não podemos deixar de pautar esse tema só porque neste ano tem eleição", declarou. (DV)



Pinheirinho 5



Nesta semana demos início ao ano legislativo, e pretendo que seja uma ano de grandes trabalhos, declarou Alencar Santana (PT). O parlamentar mencionou a desocupação da região do Pinheirinho e acusou o governo estadual de fazer, por meio da Polícia Militar, uma política de repressão. O deputado criticou o governador e perguntou quando as casas populares prometidas aos despejados começarão a ser construídas, quanto tempo vão demorar as obras, e o que será feito com as famílias até lá. Relembrou os conflitos da PM com os estudantes da USP, no ano passado, e falou que o governo estadual não respeita os direitos humanos. (DV)

alesp