Mais investimentos nas áreas de esporte e lazer


24/04/2008 11:01

Compartilhar:


O presidente da Comissão de Esportes e Turismo, deputado Luciano Batista (PTB), cobrou aumento dos investimentos do governo do Estado nas áreas de esporte e lazer. De acordo com dados apresentados pelo deputado, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo tem recursos de R$ 70 milhões anuais, valor considerado tímido frente ao orçamento de R$ 95 bilhões do governo estadual, em 2008.

"É muito pouco. Segundo a Organização das Nações Unidas, cada real gasto em esporte economiza quatro reais em saúde, fora os ganhos sociais e educacionais", avaliou o deputado durante a abertura do seminário Programa de esporte e lazer para as prefeituras municipais, na Assembléia Legislativa. O evento, promovido pela Comissão de Esportes e Turismo, teve como objetivo apresentar aos participantes questões de ordem prática, de planejamento de ações, posicionamentos políticos, científicos e culturais que permitam a elaboração de políticas públicas de intervenção nas áreas de esporte e lazer, de acordo com a realidade municipal.

"É preciso que todos os que estão aqui, na maioria gestores de esporte em suas cidades, levem aos prefeitos a proposta de que é um bom negócio ampliar os investimentos na área. Cito minha cidade, São Vicente, como exemplo. Em 2000, não havia nenhuma escolinha esportiva. Hoje temos mais de 7 mil alunos matriculados em dezenas de modalidades. São Vicente não é melhor do que os outros municípios, é apenas um exemplo de que é possível fazer mais", enfatizou o parlamentar.

O destaque foi a palestra A função do esporte na sociedade moderna, com o professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Antônio Carlos Simões.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp