Deputado Hamilton questiona destino de escola pública em Sorocaba


25/10/2000 16:17

Compartilhar:


Nesta sexta-feira, dia 27/10, o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) participará de um reunião na Escola Estadual Monsenhor João Soares para discutir o problema de ociosidade de classes e a necessidade do retorno do ensino fundamental.

O deputado recebeu um abaixo-assinado firmado por pais de alunos e outros membros da comunidade do bairro Santa Terezinha, onde se localiza a escola, solicitando a realização de gestões junto à Secretaria da Educação para a garantia da manutenção do ensino fundamental, de 1a a 4a série, assim como a criação de novas turmas de 5a a 8a série.

Hamilton Pereira encaminhou, no dia 17/10, um requerimento à diretora regional de ensino de Sorocaba, Maria Terezinha Del Cistia, com diversos questionamentos. Entre estes, qual a orientação da Diretoria Regional com relação à abertura de turmas da 1ª série do Ensino Fundamental Regular para o ano que vem, se a escola está relacionada entre as que irão funcionar normalmente com turmas da primeira série em 2001 e, ainda, se as crianças que lá se inscreverem ou que pertencerem à sua área de abrangência terão suas vagas garantidas.

A reabertura de classes de 5ª a 8ª séries a partir de 2001 também foi questionada pelo deputado, que ressaltou a existência de salas ociosas nos dois períodos de funcionamento da escola. Hamilton Pereira indagou se existe alguma objeção da Diretoria Regional em atender à solicitação da comunidade.

Destino da escola. Segundo informações da comunidade e do gabinete do deputado, obtidas junto à direção da escola Monsenhor João Soares, pelo segundo ano consecutivo a orientação da Secretaria de Educação é que a escola, apesar de ser mantida com atendimento exclusivo do Ciclo I (1a a 4a série), não abra vagas de 1a série.

Esse procedimento poderá levar ao esgotamento do Ciclo I em 3 anos, tendo em vista que os estudantes que estiverem freqüentando a 2ª série em 2001 serão os últimos a completar a quarta série em 2003.

Hamilton Pereira questiona a diretora regional sobre o destino que será dado à tradicional escola de Sorocaba, se passará a atender outro nível de ensino, ou, se for fechada, qual será a nova finalidade do prédio e o destino dos profissionais que lá trabalham.

O deputado lembra o fato de não haver "nenhuma outra escola pública nas imediações da escola João Soares em condições de atender às crianças com segurança e dentro das condições consideradas adequadas".

Um requerimento com os mesmos questionamentos também foi encaminhado à secretária de Educação, Teresa Roserley Neubauer da Silva, na última terça-feira. "O sucateamento do ensino público precisa ser evitado e a participação da comunidade nessa luta é fundamental", conclui Hamilton.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp