Projeto Turistrem é apresentado na Assembléia

(com fotos)
08/05/2002 16:33

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Com a presença de representantes de diversas prefeituras e vereadores do interior do Estado ocorreu nesta quarta-feira, 8/5, na Assembléia Legislativa, a apresentação do Projeto Turistrem - Turismo sobre Trilhos. No evento promovido pela Frente Parlamentar Ferroviária, coordenada pelo deputado Caldini Crespo (PFL), a presidente do Instituto Ferroviário para o Desenvolvimento do Turismo Sociocultural, Nilda Abdo Gorayb Flório, apresentou os objetivos do projeto e as áreas no Estado em que é viável implementar o turismo sobre trilhos.

"As nossas ferrovias perderam espaço para o transporte rodoviário e hoje se destinam quase que exclusivamente, excetuando-se as áreas metropolitanas, ao transporte de cargas a longa distância. O transporte de passageiros, para ser viável economicamente, deve estar vinculado a um programa de turismo, por isso esta iniciativa do Instituto merece todo o apoio da Frente Parlamentar", afirmou o deputado Caldini Crespo.

Para Nilda Abdo o projeto é essencial não só para implementar o turismo nos municípios, mas para a conservação de um patrimônio histórico, memorial e material de extrema riqueza e importância para um Estado que teve seu desenvolvimento econômico apoiado na malha ferroviária. "São equipamentos, locomotivas, vagões e instalações que estão se deteriorando por falta de percepção das atuais concessionárias do transporte ferroviário e do próprio governo do imenso patrimônio que poderia gerar empregos e alavancar o desenvolvimento de vários municípios", falou Nilda.

A presidente do Instituto solicitou apoio ao deputado Caldini Crespo com o objetivo de sensibilizar a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a se integrar no projeto, tornando viável o transporte férreo de passageiros entre a capital e pólos de recepção no interior do Estado. "É fundamental que as ações sejam implementadas com rapidez para evitar a perda de patrimônio, o que implicaria aumento dos custos para a viabilização do projeto", completou Nilda.

alesp