Pedro Tobias sugere nome a viaduto de Cândido Mota


03/05/2002 17:28

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa de São Paulo sugerindo que o viaduto localizado na rodovia Raposo Tavares (SP-270), que dá acesso à rodovia Francisco Gabriel da Mota (SP-266), no município de Cândido Mota seja denominado "Calil Assad Bucalem".

Com essa propositura, o deputado Pedro Tobias afirma que "deseja prestar uma justa homenagem a quem deixou vários exemplos edificantes para a comunidade local".

Calil Assad Bucalem nasceu no dia 22 de janeiro de 1911, em Hasbaya, cidade que pertencia à Síria e, logo depois, ao Líbano. Chegou ao Brasil em 1924, aos 13 anos, onde fixou residência na cidade de Itápolis por 2 anos. Em seguida, Calil Bucalem morou por 7 anos na cidade de Palmital, onde trabalhou duramente como motorista de caminhão. Nessa época, enfrentou grandes dificuldades porque ainda não falava muito bem a língua portuguesa.

Em 1933, Calil mudou-se para Cândido Mota, onde trabalhou por um ano na loja de tecidos "Bazar São João". Logo depois, resolveu trabalhar por conta própria no mesmo ramo. Com a experiência adquirida no comércio, Calil decidiu montar uma padaria e, posteriormente, estabeleceu-se com o "Bar Polo Norte", do qual cuidou por mais de 52 anos.

Durante o período em que administrou o "Bar Pólo Norte" Calil adquiriu, com muito sacrifício, várias propriedades em Cândido Mota, cidade que ajudou até o seu falecimento, em 1992, tanto em obras sociais como de lazer. Contribuiu para a construção do Centro Vocacional da Santa Casa, do Clube Recreativo e também da piscina pública.

Calil Bucalem foi casado com Renee Lahan, com quem teve dois filhos: Walter e Vera.

No projeto de lei enviado à Assembléia Legislativa, o deputado Pedro Tobias faz questão de ressaltar que "Calil Assad Bucalem" era muito querido pela comunidade e, no desempenho de sua profissão, tratava a todos com muito carinho e dedicação".

alesp